A inscrição do ENEM 2021 começará em breve, então, se antecipar é o melhor segredo da preparação.
Esse exame é o caminho para uma vaga no ensino superior. É possível obter melhores condições, sem pagar mensalidade ou quando necessário, ajuda no pagamento da graduação.
Portanto, não deixe de conferir nesse artigo, tudo sobre esse recurso.
ENEM – Como funciona?
O ENEM é uma prova aplicada em território nacional, cujo resultado, é usado em processos seletivos de programas sociais e de várias instituições privadas.
O ENEM permite o estudante tirar uma boa pontuação podendo participar do PROUNI, programa governamental que concede bolsas de estudos integrais e parciais em universidades.
Essa mesma nota é útil, também, em algumas instituições de ensino superior, substituindo o vestibular. No SISU, outro programa do Governo Federal, abrem-se vagas em universidades públicas para as maiores notas do ENEM por curso.
A prova é paga, mas a inscrição do ENEM 2021 é gratuita, desde que, o candidato atenda os requisitos. Aliás, antes da inscrição, os candidatos em situação de vulnerabilidade social podem recorrer a isenção de pagamento da taxa.
Inscrição do ENEM – Como Fazer? Passo a Passo Completo
A inscrição ENEM pode ser feita pelo INEP, o órgão responsável pelo processo de realização das inscrições. O processo é simples, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Primeiramente, abra o portal do INEP;
- Na página procure pelo botão de “Inscrição“;
- Ao clicar, será solicitado seu CPF e sua data de nascimento;
- Uma nova página carregará, onde você deve digitar suas informações pessoais, entre elas, nome completo, raça, sexo, carteira de identidade, estado civil, nacionalidade, data de nascimento e a etnia;
- Em seguida, informe seu endereço residencial com nome da rua, cidade, bairro e estado;
- Logo depois, é preciso criar uma senha, de no mínimo, seis caracteres;
- O próximo passo é informar se precisa de atendimento especifico, por alguma necessidade especial, como baixa visão, cegueira, atenção, surdez, etc;
- Em Língua Estrangeira, selecione o idioma, escolhendo entre inglês ou espanhol;
- O penúltimo passo de finalização da inscrição do ENEM 2021, é preencher os dados da conclusão do ensino médio com a unidade federativa, cidade e nome da escola ou também o código da instituição;
- Por fim, o estudante terá de responder um questionário socioeconômico sobre a renda familiar.
Após o cadastro com sucesso, o boleto de pagamento da inscrição deve ficar disponível. Somente após o pagamento da inscrição do ENEM 2021, o cadastro é efetivado.
A inscrição ENEM vai do dia 20 a 30 de junho.
Isenção do ENEM
A inscrição do ENEM 2021 tem um custo. De acordo com a edição anterior, em 2019, o valor da inscrição foi de R$ 85 reais, valor que a edição desse ano deve aproximadamente cobrar.
No entanto, estudantes sem condições de pagar a inscrição do ENEM 2021, podem recorrer a isenção em datas determinadas no calendário ENEM 2021.
Quem pode solicitar?
Ao optar pela inscrição gratuita do ENEM 2021, o candidato tem de se encaixar em situações de vulnerabilidade social comprovada, por exemplo:
- Estar na última série do ensino médio, em 2021, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- Candidatos estudantes de colégios públicos ou bolsistas integrais de escolas particulares, cuja a renda familiar mensal é de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
- Pessoas de família inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Calendário ENEM 2021
As inscrições do ENEM 2021 não começaram e o edital com o cronograma ainda não foi divulgado. No entanto, devido o ENEM seguir da mesma maneira, todos os anos, já é possível ter uma previsão da distribuição das datas:
- 20 a 30 de junho – Inscrições do ENEM;
- 06 e 13 de dezembro – ENEM impresso;
- 10 e 17 de janeiro – ENEM digital e impresso;
- 24 e 31 de janeiro – ENEM digital;
- 02 e 09 de maio – ENEM impresso;
- 16 e 23 de maio – ENEM digital.