Publicidade

Recentemente foi sancionada a lei que cria o programa Internet Brasil!

gerar currículo online

A proposta deste tipo de benefício garante acesso à internet gratuita em banda larga móvel para aqueles alunos e alunas que estudam na rede pública de educação básica.

Publicidade

Assim, permitindo melhores resultados nos estudos e diminuindo brechas sociais, acompanhe mais o texto para entender como funciona este programa e quais são as pessoas que serão beneficiadas pelo programa Internet Brasil.

Programa Internet Brasil: Como vai funcionar?

O programa Internet Brasil procura ajudar as crianças e famílias de baixa renda a ter uma conexão de banda larga móvel.

Com pacotes de até 20GBs, aqueles estudantes que estão inscritos no Cadastro Único terão direito ao programa.

No início o Internet Brasil focou principalmente naquelas cidades que já são atendidas pelo programa chamado de Nordeste Conectado que são:

  • Caicó (RN)
  • Mossoró (RN)
  • Caruaru (PE)
  • Petrolina (PE)
  • Juazeiro (BA)
  • Campina Grande (PB).

Até o final do ano o programa busca distribuir aproximadamente 10 mil chips para aqueles alunos que se encontram a partir da 3ª série até o Ensino Médio em escolas públicas, municipais e estaduais.

Lembrando que o benefício é válido para todos os alunos, mesmo que já tenham um irmão participando.

Entre os detalhes, o programa será executado de forma completamente gradual, dependendo da disponibilidade de orçamento e financiamento.

Após o cumprimento de requisitos técnicos para a oferta do serviço e critérios sempre de priorização.

Assim, em parceria junto com as escolas conseguirá identificar os benefícios do programa de forma que distribua os chips para aquelas pessoas que precisam desta atenção.

O benefício será vedado para quem não tem um aparelho eletrônico que lhe permita usar a internet.

Para quem já conta com o chip, será proporcionado o pacote de dados relacionado a políticas públicas federais, estaduais ou municipais.

O Ministério das Comunicações acredita que conseguirá beneficiar aproximadamente 11 milhões de pessoas, procurando melhores condições de estudo e de informação, com grandes massas conectadas por todo o país.

Também há um investimento em pontos de Wi-Fi gratuitos em espaços públicos como ônibus, estações, pontos de ônibus, praças entre outros.

Segundo informações da entidade, o Wi-Fi Brasil já está distribuído em mais de 17 mil pontos espalhados por toda a nação, e mais de 12 mil escolas conectadas.

As expectativas são de agregar ainda mais pessoas e alunos que precisam da conectividade para alcançar seus objetivos.

programa internet brasil

Quem pode participar?

O projeto de lei foi criado para beneficiar aqueles estudantes que fazem parte das famílias atualmente registradas no CadÚnico.

Este programa foi criado em dezembro de 2021, através de uma medida provisória.

Com a aprovação recente da Câmara dos Deputados, contempla que a partir do ensino fundamental até o médio em escolas públicas estaduais, os alunos consigam melhores resultados realizando estudos de melhor qualidade e diminuindo a brecha que existe com outras classes sociais.

Vale a pena ressaltar que o projeto de lei também inclui comunidades indígenas e quilombolas, pois além de escolas especiais conseguiram um ótimo resultado.

Entre outras informações proporcionadas pelo Governo Federal também está a disponibilização de chips e pacotes de dados em cidades que já tem atendimento do Nordeste Conectado.

Segundo o site Gov.br, o projeto do programa também vai atuar como parte do projeto piloto que prevê a distribuição e manutenção de aproximadamente 700 mil chips entre a população.

O programa Internet Brasil é um plano do Governo Federal para conseguir trazer mais educação e informação para as pessoas que não tem acesso à internet.

Assim, a brecha social e informativa acabará diminuindo, trazendo excelentes vantagens de inclusão e formação.

Quer saber mais sobre benefícios governamentais? Acompanhe o nosso site!

Publicidade

Clique para avaliar!

Compartilhe com seus amigos e familiares: