Programa Jovem Aprendiz – Tudo sobre o Programa!
5 (100%) 4 votes

O Programa Jovem Aprendiz é a oportunidade que o jovem necessita para ingressar no mercado de trabalho, em sua primeira oportunidade de trabalho. O programa é do governo federal, com as empresas em todo o Brasil aderindo e oferecendo vagas de emprego para os jovens que queiram e precisem dessa chance.

Veja Também: As melhores vagas para Jovem Aprendiz em 2017!

Empresas contratam Jovens Aprendizes sem Experiência!

O programa Jovem Aprendiz foi criado pelo governo federal, incentivando que as empresas contratem os jovens que nunca tiveram oportunidade de trabalhar anteriormente de maneira formal. Além disso, como o programa tem fundo social e de assistência, prioriza os jovens de famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa.

O candidato também deve estar estudando e possuir uma idade mínima de 14 anos, estabelecida em lei. A Lei da Aprendizagem, 10.097/2000 e o decreto Federal nº 5.598/2005, o qual corrige e acrescenta algumas diretrizes da Lei da Aprendizagem é que fazem o balizamento do programa Jovem Aprendiz.

IMPORTANTE: Leia aqui tudo sobre a Lei da Aprendizagem!

Quais empresas possuem Vagas para o Programa Jovem Aprendiz?

Para o aprendiz, dificilmente faltarão oportunidades de primeiro emprego. Isso porque a Lei 10.097/2000 determina que as médias e grandes empresas devem ter entre 5 e 15% de vagas para jovem aprendiz. As micro e pequenas empresas, as empresas cadastradas no Simples Nacional e as empresas sem fins lucrativos não possuem essa obrigatoriedade, apesar de serem livres para contratação de aprendizes para o seu quadro de colaboradores.

As empresas fornecem aos jovens aprendizes, além de uma bolsa auxílio, alguns benefícios e direitos similares aos colaboradores efetivos. É importante lembrar que o programa jovem aprendiz tem duração de dois anos, porém, após o término do contrato, há possibilidade do aprendiz ser efetivado.

programa jovem aprendiz

Programa Jovem Aprendiz cresceu…e muito!

Benefícios do Programa de Aprendizagem nas empresas

Para o Jovem Aprendiz, existem muitas oportunidades e também benefícios. Confira abaixo:

  • Férias no mesmo período do recesso escolar;
  • FGTS;
  • Bolsa auxílio;
  • Décimo terceiro salário;
  • Vale transporte;
  • E Vale Alimentação.

Esses são os benefícios e direitos aos quais o jovem terá direito ao trabalhar como jovem aprendiz. Algumas empresas garantem outros benefícios para os que se inscrevem no programa menor aprendiz, porém, isso não é obrigatório.

Faça o download de um modelo de Currículo para Primeiro Emprego e saia na frente!

Além desses, a jornada de trabalho reduzida e o curso de qualificação profissional voltado para a área de atuação são outros benefícios que o aprendiz tem direito e que transformam o programa jovem aprendiz em uma grande oportunidade para o início de carreira.

Pin It on Pinterest

Shares