Escolher uma profissão é uma das tarefas mais complicadas, isso porque devemos escolher sem ao menos saber na prática como funciona e essa decisão devemos tomar quando estamos ingressando na faculdade saindo do ensino médio, por vezes os jovens ficam na decisão de qual caminho seguir, já que são muito novos para tomar essa decisão.
Decidir ainda na juventude qual carreira vai seguir para o resto da sua vida pode parecer um pouco complicado, sendo recomendado que os alunos façam o teste vocacional caso esteja muito na dúvida sobre qual faculdade cursar, o teste vai clarear mais as ideias e terá uma noção melhor do que quer fazer.
É no teste vocacional que muitos alunos descobrem que aquele curso que ele tanto quis fazer, nem sempre será o melhor caminho a seguir, é preciso levar vários fatores em consideração na hora de analisar o perfil.
Hoje em dia para os alunos um fator que influencia bastante na hora da escolha do curso, são os pais, pois muitos desejam que o filho faça o curso que talvez ele gostaria de ter feito e é aí que muitos ficam infelizes na faculdade e acaba desistindo no meio do curso e começando outro, por isso jamais deixe que os pais tomem decisões por você.

5 dicas essenciais!
O Salário é o que mais pesa?
O salário que a profissão ganha depois de formado é um fato que também chama bastante atenção, já que isso é de extrema importância para o futuro. A dúvida sobre qual carreira seguir não vem somente de jovens que vão ingressar na faculdade, mas também de adultos que após fazerem anos a mesma coisa ainda não sabem se aquilo é o que desejam continuar fazendo.
Por mais que as pessoas com mais experiência deem duro para se encaixar e atender as demandas atuais, esses trabalhadores imaginam uma profissão e especialmente um salário que infelizmente não é compatível com o mercado de trabalho no Brasil.
Tendo isso em mente, muitos profissionais acabam trocando de carreira, muitas vezes apenas para ganhar um salário maior. Antes de cair de cabeça na profissão se questione sobre algumas coisas, como, por exemplo, quando esse profissional vai ganhar no começo da carreira, se está ou não difícil arrumar emprego nesse setor, etc.
Outra coisa bastante interessante, é ter a possibilidade de conversar com pessoas que já atuam na profissão que você deseja encarar. Veja quais são os pontos positivos e negativos e coloque tudo na balança em comparação com uma segunda opção.
Hoje em dia temos algumas profissões em alta, como engenharia, TI (Tecnologia da Informação), marketing, nutricionista, entre outras, todas elas têm um papel importante na sociedade, por exemplo, o nutricionista, mantém as pessoas saudáveis e atualmente muitos têm se preocupado com isso ou até mesmo receitar suplementos aminoácidos, para melhorar o sono, humos, etc.
Vejamos abaixo algumas dicas de como escolher a profissão ideal para você, fique até o final da leitura e veja todas as dicas.
Saiba quais são seus interesses
É de extrema importância saber o que chama sua atenção e saber o que te interessa. Como, por exemplo, você gosta de ciências e detesta cálculos? Prefere lidar com o público? Ou gosta mais de mexer com máquinas? Se faça esses questionamentos e saiba qual caminho você deve seguir.
Veja quais são suas habilidades
Essa também é uma dica muito importante, pois assim saberá por onde seguir, veja se tem mais habilidades em fazer cálculos ou lidar com pessoas. Ou vice e versa, como lidar com qualquer situação, mas precisa da calculadora para fazer qualquer conta.
Saber quais são suas habilidades vai ajudar a escolher qual carreira seguir, mas claro que se você gosta de fazer contas, não precisa passar o resto da vida fazendo cálculos. A decisão é sua, mas ter uma habilidade a mais com certeza ajuda na hora do veredito final.
Realize testes vocacionais
Como já dito no começo do nosso artigo, os testes vocacionais são ferramentas importantes para descobrir se você está ou não no caminho certo, ele vai revelar quais são os seus interesses no mercado de trabalho e também serve como um bom ponto para começar sua trajetória.
Ao fazer o teste você consegue eliminar algumas opções e ficar com um leque menor de alternativas e decidir com mais facilidade.
Faça uma pesquisa sobre as futuras profissões
Fazer uma breve pesquisa e saber quais serão as carreiras que estarão em ascensão nos anos seguintes também ajuda muito e ainda garante um bom futuro para você. Experimente colocar no Google quais serão as profissões mais em alta nos anos seguintes que com certeza você terá uma lista cheia de opções e quem sabe a sua profissão dos sonhos também estará nessa lista.
Com todas essas dicas ficou bem mais fácil descobrir qual a profissão ideal para você e ainda ter um futuro de muito sucesso.

Equipe de redação oficial do Portal Jovem Aprendiz BR, o maior e mais completo site não oficial a respeito do programa Jovem Aprendiz no Brasil!

