Aprenda a montar o seu Currículo Para Primeiro Emprego

Currículo para Primeiro Emprego – Saber fazer o seu currículo para buscar a sua primeira experiência de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil.

Publicidade

Aprenda agora como montar o seu e descubra o que deve e o que pode ser colocado em seu currículo. Você também terá disponível um modelo de currículo para primeiro emprego para download.

Como preencher seu Currículo para Primeiro Emprego?

Candidatar-se à uma vaga de emprego não é algo complicado. Contudo, difícil é alcançar essa colocação.

Publicidade

Com exceção das vagas destinadas aos aprendizes, as empresas esperam que o candidato possua experiência na área.

Ou, ao menos, algum diferencial, curso, ou alguma outra coisa que o ligue à área.

E como colocar isso no papel, já que a grande maioria dos currículos é voltada aos profissionais ou quem já tem algum tipo de experiência na área? É isso que você vai descobrir a partir de agora!


Para os que não tem experiência, as Vagas para Jovem Aprendiz seriam a melhor aposta. 

Confira aqui quem pode se candidatar a este tipo de vaga.

Currículo para primeiro emprego

Suas experiências e habilidades contam pontos!

Se você possui algum conhecimento relativo ao cargo para o qual você está concorrendo, é interessante colocar em seu currículo.

Trabalhos temporários, intercâmbio, trabalho em empresa familiar ou mesmo se você prestou ou presta trabalho voluntário deve constar também no currículo.

Experiências que tornam o jovem mais apto ao trabalho devem aparecer, desde que tenham relação com a vaga em questão.

Todavia, com ou sem experiência profissional, você pode se candidatar a várias vagas de emprego, para isso, basta clicar aqui.

Na ânsia de preencher espaços há quem coloque notas da escola ou da faculdade. Não cometa esse erro, salvo se a vaga seja acadêmica.

Porém, você poderá colocar no Curriculum Vitae se houve participação em empresa júnior, por exemplo. Em nosso site você poderá baixar o seu currículo para primeiro emprego.

As suas qualidades devem ser descritas conforme a realidade, uma vez que, aumentar ou mentir informações no currículo será visto com maus olhos pelo recrutador. 

Destaque suas qualidades

Quando o avaliador ou entrevistador vê a idade do candidato, no caso do aprendiz, já imagina que o candidato não tem muita experiência. Ou tem nenhuma. Porém, isso não é visto como um problema!

Numa situação como essa, o que o recrutador espera é que você destaque as suas melhores qualidades: um trabalho voluntário, um outro idioma, sua formação escolar ou acadêmica ou mesmo alguma experiência informal.

Para conferir os requisitos mais solicitados para as vagas de trabalho atualmente, veja as atualizações em nosso blog.

Dica de Ouro: Cursos de Qualificação Gratuitos

Se qualificar e manter-se atualizado é muito importante para ter sucesso no mercado de trabalho.

A falta de dinheiro não precisa ser um impedimento, pois há cursos gratuitos oferecidos por prefeituras, ONGs e entidades sem fins lucrativos em todo o país.

Os cursos online gratuitos também são uma alternativa, disponíveis em sites como IPED, Learn Café e Unesp Aberta.

É possível ainda encontrar cursos online de qualificação de baixo custo, por até R$ 30.

Por último, devemos lembrar que as vagas de jovem aprendiz e trabalhos temporários são ótimas alternativas para ingressar no mercado profissional, como você verá nos próximos tópicos.

Estes cursos só irão enriquecer o seu currículo de primeiro emprego, então aproveite, faça sempre e quantos puder!

Afinal, como se preparar para as entrevistas de emprego?

O preparo para as entrevistas começa com a escolha da roupa.

Vista algo adequado ao estilo da empresa e função à qual está se candidatando.

O que esperar na entrevista de primeiro emprego

É provável que o recrutador pergunte sobre suas habilidades e preferências pessoais ou os motivos pelos quais você deveria ser contratado. Então, reflita sobre essas questões com antecedência!

Outra dica útil e buscar informações sobre a empresa que está oferecendo a vaga antes da entrevista.

E não esqueça de estar com o seu currículo para primeiro emprego em mãos!

O que os recrutadores buscam em candidatos ao primeiro emprego?

Experiência na área é super relevante para quem busca uma oportunidade. Mas não faz sentido exigir isso de quem está entrando no mercado, não é?

Segundo uma pesquisas realizadas, a falta de experiência é apontada pelos jovens como principal barreira para entrar no mercado de trabalho. Porém, geralmente não é isso que os recrutadores buscam em um candidato ao primeiro emprego.

Muitas vezes, a falta de experiência pode ser vista até como um ponto positivo, já que esse profissional está “cru” e pode se adaptar mais facilmente ao modo de trabalho da empresa. Portanto, não se preocupe tanto com isso.

Os recrutadores dão atenção a outros fatores, que evidenciem o seu potencial para se desenvolver e sua vontade de aprender dentro da empresa. Características como essas podem ser percebidas já no currículo ou na entrevista, quando o recrutador capta melhor o seu comportamento.

Além disso, uma das principais questões que eles avaliam é o alinhamento do candidato à cultura da empresa. Mas você sabe o que isso significa?

Cultura organizacional diz respeito aos valores e princípios que norteiam a empresa. Se criatividade e liberdade são importantes, por exemplo, ela vai buscar candidatos que sejam criativos e saibam lidar com a autonomia no dia a dia.


Para muitas vagas, também é essencial reconhecer as habilidades técnicas do candidato. Alguns recrutadores realizam provas para avaliar o nível de conhecimento, enquanto outros simplesmente analisam os cursos já realizados ou fazem perguntas na entrevista.

Assim, o que importa para o analista de RH que irá receber o seu currículo de primeiro emprego serão seus méritos, qualidades e atribuições, desde que verdadeiras.

Lembre-se de manter sempre seus dados atualizados, pois, desta forma, o ficará mais fácil o avaliador entrar em contato contigo.

Baixe o modelo pronto, preencha conforme as dicas que passamos para você e boa sorte!!

Clique para avaliar!

Publicidade