Se você é um dos mais de 5 milhões de inscritos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio esse ano, certamente, quer saber o local da prova do ENEM.

Publicidade

É fundamental ficar de olho nas datas porque o exame acontece em novembro.

Nos dias 3 e 10 de novembro, você irá realizar a prova do ENEM de 2019. Com um mês de antecedência, o Instituto responsável pelo ENEM, o INEP divulga o local, por meio da internet, para todos os candidatos.

Publicidade

Para que você saiba onde consultar o local que você fará as provas do ENEM 2019, é preciso que você verifique o seu cartão de confirmação da inscrição.

E foi por isso que preparamos este artigo. Abaixo você vai saber mais sobre como acessar esse documento.

Prossiga acompanhando para saber mais e boa leitura!


Quando e onde ver o local da prova ENEM 2019

A partir do mês que vem, outubro, é importante que você fique de olho para saber onde será o seu local de prova ENEM 2019.

Isso porque será em outubro que o INEP irá divulgar o cartão de confirmação de inscrição. A divulgação é feita online.

Para que você acesse o documento e saiba onde será o seu local de prova do ENEM, você deve visitar a página do participante.

Lembre-se que a divulgação, atualmente, é feita somente pela internet. O INEP não envia mais o cartão por meio dos Correios.

Portanto, é essencial que você seja responsável para verificar essas informações no site ou no aplicativo do ENEM para que você não perca a prova.

No Cartão de Confirmação de Inscrição você vai encontrar:

  • Número de inscrição do ENEM 2019
  • Data, hora e local da prova do ENEM 2019
  • Caso tenha solicitado, indicação dos atendimentos específicos que foram aprovados
  • A opção escolhida para a prova de língua estrangeira
  • Outras orientações com relação as provas do ENEM 2019

Não tem como errar. Basta acessar o site do ENEM que você tem como consultar todas essas informações. Lembrando: apenas em outubro os cartões serão divulgados, juntamente com os locais de prova dos candidatos.

DICA: Confira tudo sobre o PROUNI 2019 aqui!

Local da Prova do ENEM

Como o local da prova ENEM 2019 é definido?

A definição dos locais de prova do ENEM acontece depois que o processo de confirmação dos inscritos termina, na etapa de ensalamento. Para realizar essa demanda, o INEP utiliza um sistema que conta com os seguintes dados:

  1. A relação dos inscritos que foram confirmados para realizar a prova do ENEM;
  2. O estado e o município que os inscritos solicitaram para fazer a prova;
  3. Os atendimentos especializados solicitados pelos candidatos;
  4. Os recursos de acessibilidade que os participantes precisam nos dias da prova;
  5. O endereço de residência dos candidatos;
  6. O consórcio aplicador da prova.

Todas essas informações são definidas de forma automática antes da prova ser enviada para a gráfica. Também ocorre antes que o cartão de confirmação de inscrição seja divulgado.

O que fazer com a nota da prova do ENEM?

Depois que você receber a nota, você pode:

  • Participar do SISU no primeiro ou segundo semestre de forma a concorrer a uma vaga em uma das universidades públicas do país. Pode ser em bacharelado, licenciatura ou graduação tecnológica.
  • Participar do processo de seleção do PROUNI para conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral em uma faculdade particular.
  • Fazer a sua inscrição no FIES para que você financie os estudos com juros baixos ou a juros zero em uma faculdade particular. Vale lembrar que a faculdade precisa estar inscrita no programa do Governo Federal.
  • Participar do vestibular de universidades de Portugal, havendo a possibilidade de você estudar em uma das instituições portuguesas que possuem convênio com o INEP.
  • Ingressar de forma direta em uma faculdade privada sem necessidade de fazer prova de vestibular, com descontos na mensalidade.

Espero que você tenha entendido como consultar seu local de prova ENEM 2019.

Agora é com você. Espere até outubro para que você saiba onde irá realizar a prova e bons estudos.

Todavia, caso não tenha terminado o ensino médio ou fundamental, veja como finalizar seus estudos com a prova do ENCCEJA.

Clique para avaliar!

Publicidade