O SISU – Sistema de Seleção Unificada disponibiliza aos estudantes de todo o Brasil a chance de poder cursar o ensino superior.

Publicidade

As inscrições para o segundo semestre começam dia 04/06. Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e veja como garantir a sua vaga!

O que é SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é utilizado pelas instituições públicas de ensino superior para disponibilizar vagas a candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior.

Publicidade

A seleção dos candidatos é feita por meio de um processo seletivo com base na nota do Enem.

O programa pertence ao Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior.

Como funciona o SISU?

O sistema de seleção do SISU é baseado na nota do Enem, para participar é necessário ter participado da última edição do exame


Por meio do Sisu é possível concorrer a vagas em diferentes modalidades de concorrência e em diversas instituições de ensino públicas do Brasil.

Fica a critério das universidades a adoção de pesos diferentes para cada área do Enem e também a definição das notas de corte.

O processo seletivo do SISU ocorre duas vezes ao ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo.

SISU 2019

A seleção do primeiro semestre de 2019 aconteceu entre os dias 22 e 27/01. A segunda edição acontecerá em junho. 

Ainda não terminou o ensino médio? Veja como finalizar seus estudos com a prova do ENCCEJA.

Quem pode participar?

Além de ter participado da última edição do Enem é necessário ter obtido nota acima de zero na redação e não ter feito o Enem na categoria treineiro (opção voltada para quem faz apenas para treinar, por estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio).

Também podem participar estudantes já matriculados em uma universidade pública, no entanto se aprovado em um novo curso, terá que optar por apenas um das duas.

Ou seja, o aluno terá que escolher entre iniciar o novo curso ou continuar no qual já está fazendo.

Como fazer a inscrição para o SISU 2019?

O processo de inscrição do Sisu é realizado apenas em uma etapa, de maneira gratuita e pode ser realizado pelo site oficial do sistema.

ATENÇÃO: Apesar da inscrição ser realizada apenas em uma etapa, é preciso ficar atento aos prazos e períodos de inscrição.

As datas podem ser conferidas no edital do Sisu ou no campo “cronograma”, no site do sistema.

Confira abaixo o passo a passo para se inscrever no SISU:

1.  Quando a próxima edição do Sisu for aberta, você deverá acessar o site do sistema. Ter em mãos o seu número de inscrição e a senha do Enem;

2.  Faça login utilizando seus dados do Enem;

3.  O sistema apresentará as opções de cursos e universidades disponíveis. É possível escolher duas opções, e assim, ter mais chances de conquistar uma vaga. A primeira deve ser a que você mais quer, sua prioridade;

4.  Escolha as suas opções, incluindo detalhes como ações afirmativas;

5.  Quando o período de inscrições terminar, o Sisu selecionará os candidatos com as melhores classificações para cada vaga.

6.  Atenção! Algumas instituições têm uma nota mínima para que os estudantes possam se inscrever em seus cursos. Por isso, antes de escolher o curso e a instituição, é importante verificar a nota mínima da instituição que você vai escolher e verificar se a sua nota é suficiente. Fique atento aos demais requisitos do curso.

Calendário SISU 2019?

O processo de seleção do SISU ocorre sempre duas vezes ao ano.

A primeira no início do ano, entre os meses de fevereiro e março, referente as vagas para o primeiro semestre do ano.

Já nos meses de junho e julho ocorre a seleção das vagas para o segundo semestre do ano. As inscrições para o SISU segundo semestre começam dia 04/06.

Calendário SISU 2019

No entanto, é importante destacar que as datas são divulgadas em edital no site do Sisu, por isso é necessário estar aos prazos e o cronograma.

Nota de corte

A nota de corte é atualizada todos os dias durante o período de inscrição.

É calculada com base nas notas dos candidatos que se inscrevem na vaga. Durante os dias em que as inscrições permanecem abertas, a note é atualizada diariamente.

Por exemplo: se o curso tem 10 vagas, a nota de corte é a 10ª nota mais alta entre os inscritos.

Já a nota mínima é pré-estabelecida pela instituição para aquele curso em questão antes do período de inscrições do Sisu.

 É um critério para que o candidato possa se inscrever na vaga.

Consultar resultado do SISU 2019

Após finalizado o período de inscrições para o Sisu, inicia a período de resultados.

O sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso.

O resultado pode ser acessado dentro do boletim por meio do login e senha, na página do Sisu, ou ainda na Central de Atendimento do MEC ou pelo telefone 0800-616161.

DICA: Confira tudo sobre o PROUNI 2019 aqui!

 

O que achou deste conteúdo/vaga de emprego?

Clique para avaliar!

Publicidade