As inscrições do Prouni 2019 estão a todo o vapor! Desde 2004 até o primeiro semestre deste ano, mais de 2,6 milhões de estudantes foram atendidos pelo programa.
Cerca de 70% deles receberam bolsa integral e a próxima pode ser a sua!
O que é o Prouni?
Criado em 2004 pelo Governo Federal e o Ministério da Educação, o Prouni é um programa que concede bolsas de estudo parciais (50%) e integrais aos estudantes brasileiros que desejam ingressar em uma instituição privada de ensino superior.
Como funciona o Prouni 2019?
O Prouni 2019 utiliza as notas do ENEM 2018 para realizar a seleção. Além disso, os estudantes devem comprovar receber uma renda familiar per capita de até 3 (três) salários mínimos para ter direito a uma bolsa parcial. Aqueles que comprovarem receber uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio podem concorrer às bolsas integrais.
O processo seletivo possui duas chamadas, o candidato pré-selecionado deverá se dirigir-se à instituição de ensino superior (IES) escolhida no ato de inscrição para comprovar as informações. Lembrando que é a própria IES que faz o agendamento.
Caso tenha sido convocado na primeira chamada, ele deve ir entre os dias 18 e 25 de junho. Já os estudantes convocados na segunda devem ir do dia 2 até o dia 8 de julho.
No dia 18 de julho, as Instituições de Ensino divulgam uma lista de espera com a relação de vagas que não foram ocupadas. Estas listas podem ser consultadas no próprio site do Prouni.
O aluno que desejar fazer parte da lista de espera do Prouni 2019 deve manifestar seu interesse no portal do Prouni nos dias 15 e 16 de julho de 2019.
As próprias Instituições de Ensino Superior ficam encarregadas de realizar a seleção dos estudantes, assim como fazer o Termo de Concessão de Bolsa.
Quem pode participar do Prouni?
Podem se inscrever estudantes brasileiros que não possuam diploma de curso superior e que tenham prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado (2018).
Além disso, é necessário que o candidato atenda um dos pré-requisitos abaixo:
- Ter cursado todo o Ensino Médio em uma das escolas da rede pública de ensino, ou em instituição privada na condição de bolsista integral;
- Ser portador de alguma deficiência;
- Ser professor da Educação Básica da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério. O docente deve fazer parte do quadro de pessoal permanente da instituição pública onde leciona. Não é preciso comprovar renda.
Ainda não terminou o ensino médio? Veja como finalizar seus estudos com a prova do ENCCEJA.
Como fazer a inscrição para o Prouni 2019?
As inscrições do Prouni devem ser realizadas entre os dias 11 a 14 de junho. Não é preciso pagar taxa de inscrição.
A inscrição é apenas on-line (pela internet) e é muito simples, basta seguir este passo-a-passo:
- Acesse o portal oficial do Prouni;
- Preencha as informações referentes ao Enem 2018 como “Número de inscrição do Enem 2018” e a “Senha do Enem 2018”. Caso não se lembre da senha, clique em “Esqueceu seu número de inscrição ou senha no Enem 2018” e siga as instruções para que o sistema possa criar uma nova;
- Realize o pequeno desafio, informe as letras e números que aparecerem na imagem em preto-e-branco;
- Clique em “Entrar no ProUni”;
- Após logar no sistema, é preciso pesquisar as vagas que estão disponíveis na instituição de ensino superior desejada.
- Note que algumas informações são preenchidas automaticamente. É necessário que você confira se elas estão corretas. Pois, se passar o período da inscrição, não será mais possível alterar.
- Preencha o questionário socioeconômico;
- Selecione, em ordem de preferência, até duas opções de instituição de ensino superior e curso.
Calendário Prouni 2019
Apesar do Ministério da Educação enviar avisos periódicos para o número de telefone cadastrado no ato da inscrição, é de responsabilidade do candidato preste atenção às datas para não perder os prazos.
- Inscrições: Podem ser realizadas do dia 11 de junho de 2019 até as 23 horas e 59 minutos do dia 14 de junho de 2019;
- Divulgação do resultado Prouni da primeira chamada: 18 de junho de 2019;
- Período em que o candidato pré-selecionado na primeira chamada deve se dirigir à IES: de 18 a 25 de junho de 2019.
- Divulgação do resultado Prouni da segunda chamada: 2 de julho de 2019.
- Período em que o candidato pré-selecionado na segunda chamada deve se dirigir à IES. No Período de 2 a 8 de julho de 2019.
- Período em que o candidato deve manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni 2019. No período de 15 a 16 de julho de 2019.
Nota de Corte do Prouni 2019
O candidato deve ter tirado, no mínimo, 450 pontos na média aritmética de todas as provas. Além disso, não pode ter zerado na redação.
Consultar Resultado do Prouni 2019
O resultado Prouni será divulgado no portal do Prouni nas datas informadas e também na instituição de ensino superior que ele informou no ato da inscrição.
Realize o sonho de cursar o Ensino Superior com o Prouni 2019. Para não perder nenhuma alteração no calendário do programa, fique de olho em nosso portal!