Jovem Aprendiz ou Menor Aprendiz: Diferenças
5 (100%) 1 vote

Jovem Aprendiz e Menor Aprendiz para muitos são a mesma coisa, porém de acordo com a lei isso não se faz verdadeiro. Veremos abaixo qual é a real diferença entre ambos.

Programa oferece oportunidade à jovens e adolescentes

Existem no momento dois tipos de programas que oferecem uma vaga de emprego ao jovem e também uma ótima formação técnico-profissional em uma empresa. O programa Jovem Aprendiz e o programa Menor Aprendiz utilizam-se de determinados perfis de alunos e os encaminham para determinadas empresas que participam do programa. De início os dois programas parecem ser iguais, porém existem algumas diferenças pré-definidas que fazem com que cada aluno se enquadre em um programa diferente.

Confira aqui algumas vagas para o Menor Aprendiz 2017

A empresa dos Correios, por exemplo, aceita tanto jovens quanto menores aprendizes, outras empresas que participam do programa como a Petrobras, o setor de aprendizagem nas escolas do SENAI e a CAIXA Econômica Federal também aceitam estes jovens e os formam como um jovem aprendiz ou menor aprendiz.

Mas então, o que é um Menor Aprendiz?

Pode ser considerado um Menor Aprendiz aqueles que realmente são rapazes ou moças menores de idade de idade e que possuam uma faixa de idade entre os 14 a 17 anos. Para este programa é criado todo um contrato diferente, muitos contratos estabelecem horários e valores (salários) diferenciados, porém a função escola-trabalho é a mesma. Seguindo esta lógica é muito importante ter informações sobre quanto ganha um Jovem ou Menor Aprendiz de acordo com a lei.

Ao contrário do programa Jovem Aprendiz, muitas empresas contratam um menor como aprendiz sem que o mesmo tenha uma experiência profissional. Raramente alguma empresa procura por menores com experiência de trabalho, solicita apenas que os mesmos já tenham concluído o ensino fundamental ou estejam cursando o ensino médio.

E o que é um Jovem Aprendiz?

O Jovem Aprendiz é uma forma de programa “global”, pois este programa incorpora desde menores com 14 anos até adultos/adolescentes com 24 anos de idade.

A questão de experiência profissional continua sendo opcional, porém cargos específicos em empresas específicas solicitam jovens com algum tipo de experiência para que o aprendiz possa desenvolver a sua função com mais facilidade.

Assim como o Menor Aprendiz, o programa do Jovem Aprendiz aceita jovens que estejam cursando o ensino fundamental, também jovens que estejam no ensino médio, assim como em cursos técnicos profissionalizantes e cursos superiores (graduação).

Segundo informações oficiais na Lei da Aprendizagem o programa Jovem Aprendiz é o “pai” do Menor Aprendiz, pois ele é uma espécie de programa oficial e o Menor Aprendiz atua mais como preferência a menores de idade.

jovem aprendiz ou menor aprendiz

Após ler esta matéria você com certeza saberá diferenciar cada programa e saber onde você ou mesmo seu filho pode se encaixar, em um programa Jovem Aprendiz ou mesmo Menor Aprendiz!

Pin It on Pinterest

Shares