O Jovem Aprendiz Banco do Brasil é um projeto do governo federal visando a capacitação do jovem em sua área de interesse.
Além disso estimulando o desenvolvimento de programas de aprendizagem dentro das próprias organizações.
A maioria dos empregadores buscam colaboradores experientes. Este cenário é bastante desfavorável a quem quer se inserir no mercado de trabalho pela primeira vez.
Pensando nisso, preparamos este artigo contendo as informações gerais, requisitos e os benefícios do programa.
Jovem Aprendiz Banco do Brasil
Se você é um jovem ou adolescente cuja a família é de baixa renda, já pode participar do Jovem Aprendiz Banco do Brasil. O banco viabiliza o programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil propondo o objetivo de fornecer os instrumentos necessários de construir um trabalhador apto ao mercado. A junção da prática e situações reais mais o auxílio de profissionais da área, garante um notório crescimento profissional e pessoal. Além de favorecer a essas pessoas a formação enquanto cidadão adquirindo princípios de cooperação e ética.
Participam do Jovem Aprendiz Banco do Brasil, os estudantes da rede pública de ensino ou os bolsistas da rede particular. Então, tendo como público alvo moças e rapazes prestes a entrar no mercado de trabalho, o Jovem Aprendiz se torna a excelente oportunidade de capacitação profissional, promovendo experiência e contato via público. Dentre as ricas funções do Jovem Aprendiz do Banco do Brasil estão:
- Ajuda a quem estiver com problemas de depósitos, saques e emissões de extratos;
- Realização de cadastros das pessoas no computador;
- Orientação de correntistas;
- Organização das filas;
- Distribuição de senhas;
- Organização de pastas e documentos.
Todas essas atividades, bem como os deveres das organizações, são orientadas conforme a lei. Confira a seguir tudo sobre a lei e quais os requisitos dela!
Lei de Aprendizagem
A Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/00) foi criada pelo governo, no qual destina as obrigações das empresas e os direitos dos participantes de serem estabelecidos. Dentre outros dispositivos legais, essa é uma lei do Decreto 5.598/05 e do Estatuto da Criança e do Adolescente, e fica instituída as empresas de médio e grande porte. Por exemplo, o estudante que está no Banco do Brasil como Jovem Aprendiz, está automaticamente acobertado pela lei para receber seus benefícios. O quadro de funcionários do banco deve ter em torno de 5% a 15% de aprendizes. Também, a carga horária precisa ser leve e menor, respeitando a rotina de estudos do jovem e as condições de serviço.
Requisitos e benefícios do Jovem Aprendiz
Se você faz parte do grupo de jovens que pretende se beneficiar dessa grande oportunidade, você precisa estar atento aos requisitos do programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil. São eles:
- O candidato deve ter idade entre 18 e 22 anos incompletos;
- Sua renda deve ser de até 1 salário mínimo nacional;
- O beneficiado deve ser matriculado na rede de escola pública ou ser bolsista na rede de escola particular de ensino;
- O estudante deve ter aproveitamento adequado e frequência regular na escola;
- O candidato deve estar cursando no mínimo a primeira série do ensino médio;
- Se o jovem já tiver concluído o ensino médio, ele não pode estar em curso do ensino superior ou ter concluído o mesmo.
Sendo assim, tendo todos esses requisitos cumpridos, o participante do Jovem Aprendiz Banco do Brasil terá direito a benefícios como:
- Remuneração de 1,5 salário mínimo;
- R$ 200,00 de auxílio alimentação;
- Vale transporte;
- Plano de saúde.
Como participar do Jovem Aprendiz Banco do Brasil?
O trabalho é feito no banco, mas o cadastro do Jovem Aprendiz Banco do Brasil não é realizado nele. Quem mora na região sul do Brasil, as inscrições são feitas pela Gerar, uma organização tendo foco no desenvolvimento social. Quem mora nas demais regiões do país, a inscrição pode ser feita pelas Entidades Sem Fins Lucrativos (ESFL) validada pelo Ministério do Trabalho e parceira do Banco do Brasil. O CIEE é um exemplo dessas entidades. O cadastro em questão pode ser feito de forma online pela internet. Basta acessar o portal da instituição ou telefonar. Portanto dito isso, o próximo passo é saber como conseguir a vaga no programa.
Primeiro, você vai precisar preparar o seu currículo. O documento é a sua primeira tentativa de conseguir atenção. Portanto, deixe-o bem completo e atraente para aumentar as chances de seleção. Então, não esqueça de apontar o nome da escola e as datas de início e fim de curso. Quando seu currículo passar para a próxima fase, alguém entrará em contato. Neste momento pode demonstrar o seu interesse. Depois disso, você precisará escrever uma redação. Construa um texto claro, bem estruturado e sem erros de português. Posteriormente, ainda tendo o intuito de te conhecer melhor, observar suas intenções, atitudes e comunicação, a equipe do RH te convidará para alguma dinâmica em grupo.
Então, finalmente, na última etapa será a entrevista com você. Ela pode ser feita presencialmente, via telefone ou pela internet. É interessante ser confiante e verdadeiro em suas respostas, pois o intuito da empresa é abordar sua história de vida e confirmar se o seu perfil se encaixa. Por fim, se ainda quiser saber mais sobre Jovem Aprendiz Banco do Brasil, acesse o nosso site e busque conteúdos similares.
![Jovem Aprendiz Banco do Brasil [ano]! 2 Jovem Aprendiz Banco do Brasil [ano]! 1](https://jovemaprendizbr.b-cdn.net/wp-content/uploads/2019/06/autor-jovem-aprendiz-br.png)
Equipe de redação oficial do Portal Jovem Aprendiz BR, o maior e mais completo site não oficial a respeito do programa Jovem Aprendiz no Brasil!


![Jovem Aprendiz Banco do Brasil [ano]! 1 jovem aprendiz banco do brasil](https://jovemaprendizbr.b-cdn.net/wp-content/uploads/2020/12/Jovem-Aprendiz-Banco-do-Brasil-2021.png)