Publicidade

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas tem pouco tempo de sobra e buscam oportunidade no mercado de trabalho, muitos buscam um trabalho de meio período como fonte de renda.

Já pensou em trabalhar menos e ter mais tempo para resolver seus problemas pessoais?

Publicidade

Essas são algumas das vantagens dessa modalidade de trabalho, para saber mais sobre o trabalho de meio período, continue com a leitura.

Trabalho de meio período: Como funciona a jornada de trabalho?

Em um trabalho de meio período, o funcionário trabalha de 4 a 6 horas, sendo 20 a 30 horas de trabalho semanais.

Ao contrário de um trabalho formal integral no qual são obrigados a cumprir 40 horas semanais, como é o padrão.

Esta modalidade é ideal para quem precisa de maior flexibilidade no tempo, como:

  • Estudantes
  • Cuidadores de familiares
  • Pessoas que buscam balancear múltiplas atividades.

Qualquer pessoa apta a trabalhar pode optar por um emprego em meio período.

Essa modalidade é particularmente atraente para estudantes, visto que precisam comparecer a muitas aulas em suas formações acadêmicas.

Também é uma opção para aqueles que estão se aproximando da aposentadoria e desejam reduzir gradualmente sua carga de trabalho.

A redução na carga horária oferece mais flexibilidade, mas pode também significar uma redução proporcional em salário e benefícios, dependendo das políticas da empresa e das leis trabalhistas locais.

Entre alguns exemplos de cargos que ofertam emprego meio período, estão em áreas como:

  • Varejo
  • Hospitalidade
  • Serviços alimentícios
  • Assistência administrativa
  • Programação
  • Design gráfico
  • Consultoria.

O trabalho para meio período é assegurado na CLT?

Sim, a própria CLT já assegura e considera a jornada parcial de trabalho para meio período como algo legal e dispõe de algumas regras descritas no art. 58:

Art. 58-A. Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a trinta horas semanais, sem a possibilidade de horas suplementares semanais, ou, ainda, aquele cuja duração não exceda a vinte e seis horas semanais, com a possibilidade de acréscimo de até seis horas suplementares semanais.

§ 4o Na hipótese de o contrato de trabalho em regime de tempo parcial ser estabelecido em número inferior a vinte e seis horas semanais, as horas suplementares a este quantitativo serão consideradas horas extras para fins do pagamento estipulado no § 3o, estando também limitadas a seis horas suplementares semanais.

§ 5o As horas suplementares da jornada de trabalho normal poderão ser compensadas diretamente até a semana imediatamente posterior à da sua execução, devendo ser feita a sua quitação na folha de pagamento do mês subsequente, caso não sejam compensadas.”

Em relação ao salário dos profissionais que atuam na jornada de trabalho meio período, o inciso 1º do art. 58 diz que o valor será proporcional a sua jornada, assim como o valor da hora extra.

“§ 1o O salário a ser pago aos empregados sob o regime de tempo parcial será proporcional à sua jornada, em relação aos empregados que cumprem, nas mesmas funções, tempo integral.

§ 3º As horas suplementares à duração do trabalho semanal normal serão pagas com o acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o salário-hora normal.”

Quais são as vantagens e desvantagens das vagas de emprego meio período?

As vagas de emprego meio período apresentam pontos positivos e negativos a serem considerados, antes de você se inscrever em alguma oportunidade, vale entender se esta é uma modalidade que tenha haver com você.

1. Mais flexibilidade

Os empregos de meio período permitem equilibrar trabalho com estudos, hobbies ou responsabilidades familiares.

Você pode estudar em um determinado horário e trabalhar em outro, será preciso apenas conciliar as demandas.

2. Menos Estresse

Menos horas de trabalho podem reduzir o estresse e a pressão do trabalho.

Também, pode ser um desafio em cargos onde a demanda de serviço é maior, então, ter um prazo reduzido pode implicar no seu desempenho na empresa.

3. Menor Renda

Geralmente, o emprego para meio período resulta em um salário menor do que um trabalho em tempo integral.

Isso, porque, o salário é calculado com base nas horas trabalhadas, e nesta modalidade a carga horária é menor do que um emprego integral.

trabalho de meio período

Dúvidas comuns sobre trabalho meio período

Se você chegou até essa parte da leitura, com certeza está interessado neste assunto e precisa saber quais as dúvidas mais comuns sobre ele e suas respostas.

1. Quanto é o salário mínimo para vagas para meio período?

Não existe um salário mínimo definido para trabalhadores de meio período, pois é proporcional às horas trabalhadas.

O salário mínimo é calculado com base no número de horas trabalhadas, proporcional ao salário mínimo de um emprego em tempo integral.

2. Quem trabalha meio período tem que trabalhar aos sábados?

Isso depende do acordo de trabalho e da natureza do emprego, alguns trabalhos de meio período podem requerer trabalho aos sábados, enquanto outros não.

3. Quem trabalha 4 horas por dia tem direito a férias?

Sim, trabalhadores de meio período geralmente têm direito a férias, como previsto na CLT.

4. O que quer dizer “parcial” em uma vaga de trabalho meio período?

O termo “parcial” geralmente é usado em oportunidade de vagas de emprego para referir que o empregado contratado não vai atuar durante o período integral de trabalho.

Geralmente, é comum ver em algumas vagas “parcial a tarde” ou “parcial pela manhã”, isso quer dizer que é um trabalho em meio período em curto período durante o dia.

5. Quantos dias de férias tem direito um profissional de meio período?

Um profissional que trabalha até 25 horas por semana tem direito a 18 dias de férias por ano.

6. Quem trabalha meio período tem direito a Hora do Almoço?

Todo trabalho tem direito de no máximo 1 hora de almoço a cada 6 horas trabalhadas, em trabalho com menos de 6 horas, a pausa para refeições é estabelecida para 15 minutos.

Onde encontrar vagas de emprego meio período?

Além dos Sines e outras agências de emprego, alguns sites divulgam opções de empregos de meio período, conheça alguns.

1. HigherEdJobs

Especializado em empregos no ensino superior, oferece uma variedade de listagens de meio período, incluindo cargos de professores adjuntos e posições em creches.

Fundado em 1996, destina-se a empregadores que buscam contratar estudantes e pós-graduados para experiência de trabalho universitário​​.

2. CollegeGrad

Apresenta-se como o principal site de empregos de nível básico para estudantes universitários e recém-formados, oferecendo uma variedade de vagas de meio período ideais para esses grupos.

O site foi lançado em 1995 e tem o objetivo de ajudar estudantes e recém-formados a maximizar sua educação e experiências únicas​​.

3. Upwork

Plataforma que conecta empregadores com trabalhadores freelancers e contratados independentes em mais de 180 países.

Lançado em 2015, é ideal para quem procura especialistas em áreas como design, produção de vídeo, e marketing. Oferece opções gratuitas e pagas para os empregadores​​.

4. Remote OK

Quadro de empregos com foco em tecnologia, lançado em 2015, ideal para quem procura programadores, designers, e outros profissionais em tecnologia para trabalho remoto de meio período.

5. Backdoorjobs

Em operação desde 1997, este site recebe mais de 75.000 visitantes por mês e é ideal para quem busca empregos de aventura de curto prazo, incluindo trabalhos agrícolas e em resorts.

Vale lembrar que quem consegue um trabalho de meio período pode ser efetivado e trabalhar integralmente em uma empresa, tudo vai depender do esforço do trabalhador e das oportunidades.

Por falar em oportunidades, nosso site está repleto de dicas e vagas para diversas empresas, não deixe de conferir!

Publicidade

Clique para avaliar!

Compartilhe com seus amigos e familiares: