Você sabe qual a importância do aditamento FIES 2020?

Publicidade

Para os alunos que querem ingressar numa faculdade particular e não possuem meios de pagar a mensalidade, o programa FIES pode te ajudar.

O termo “aditamento”, provavelmente não deve significar muito para você. Ou então nada, se você nunca escutou essa palavra na sua vida.

Publicidade

Pode ser uma palavra estranha no dia a dia das pessoas. Entretanto, os estudantes que usam o FIES, conhecem bem esse termo.

Este termo se refere a renovação do contrato de financiamento feita pelos alunos, esta ação deve ser feita periodicamente, garantindo, manter seus estudos sem preocupação.

A renovação do contrato é feita de forma bem simples, e é bastante importante, pois os alunos que não fizerem o aditamento podem perder o FIES.


Caso você queira tentar o financiamento do FIES no próximo ano, fique atento sobre todos os procedimentos e garanta sua permanência no programa.

Leia tudo sobre o funcionamento do Aditamento FIES, a seguir.

Publicidade

Aditamento FIES

Aditamento fies

É o procedimento de renovação do contrato, como já citado, deve ser feita a cada semestre.

O pedido é inicialmente solicitado pelas instituições, então, há a validação das informações dos alunos inseridos pela faculdade no aditamento FIES 2020.

Como funciona o Aditamento FIES 2020?

A CPSA da instituição do ensino é quem vai renovar o contrato. Após essa solicitação, o processo de aditamento vai ser liberado para o aluno.

No prazo estipulado, ele deve preencher todos os dados solicitados pelo aditamento FIES 2020.

Caso o estudante confirme as informações, o estudante será informado se seu aditamento será o modelo simplificado ou o não simplificado.

Em caso de informações incorretas, o estudante deverá ir até a CPSA de sua instituição de ensino, solicitar a correção e o reinício do processo de aditamento FIES 2020.

Aditamento Simplificado

Neste caso, o aluno deve ir até a CPSA, solicitar o DRM (Documento de Regularidade de Matrícula).

Com o documento em mãos, é necessário pedir a assinatura do presidente ou vice da comissão.

Os Aditamento Simplificado não possuem alteração no contrato. Ou seja, a renovação é formalizada a partir da validação das informações dos estudantes no sistema.

Aditamento Não Simplificado

O Aditamento FIES 2020 não simplificado, ocorre quando há mudanças na cláusula do contrato. Por exemplo, a mudança do fiador.

Pois o aluno deverá levar o documento comprovatório ao agente financeiro, na CAIXA (Caixa Econômica Federal).

Nestes casos o aluno também deve ir até a instituição, retirar a DRM, assinada pelo presidente ou vice da comissão.

E então, se dirigir com o fiador ou responsável até a instituição financeira.

Quando pode ser feito?

O processo de aditamento vai ocorrer em dois períodos do ano, logo no início dos semestres letivos.

O MEC oferece um longo prazo a ser feito o aditamento. O primeiro período vai ocorrer durante Dezembro e terá fim no mês de Março do ano seguinte.

Mas no segundo período o tempo é menos, tendo início em Julho com fim previsto em Agosto.

O processo de aditamento FIES 2020 é gratuito. Se acaso, o estudante perder o período de realização do procedimento, é necessário comparecer à CPSA de sua instituição com urgência.

Além disso, veja também como consultar o Resultado do FIES!

Clique para avaliar!