Publicidade

O CIEE PR é uma entidade bastante reconhecida devido aos seus inúmeros programas de aprendizagem.

Estes programas são disponibilizados para os aprendizes com oportunidades abertas para os interessados.

Publicidade

Neste artigo, você vai conhecer como funciona o programa de aprendizagem, quais são os requisitos para participar e como fazer para se inscrever no CIEE PR.

CIEE PR: Como se inscrever?

Para começar um programa do CIEE PR, os jovens precisam:

  1. Entrar no site do CIEE
  2. Fazer o cadastro e se inscrever para as vagas disponíveis.

Após os aprendizes serem contratados, o CIEE também faz o acompanhamento periódico sobre o seu desempenho na empresa, por meio de relatório de aprendizagem e avaliação comportamental.


Isso porque essas são medidas importantes para monitorar o comprometimento e desenvolvimento dos aprendizes em seu ambiente de trabalho.

O programa de aprendizagem é caracterizado por um contrato especial que promove o vínculo empregatício, a fim de inserir jovens e adolescentes para o mercado de trabalho, ele funciona de acordo com a Lei 10.097/2000.

O programa tem prazo determinado e é executado em conjunto com cursos ofertados pelo próprio CIEE.

Os quais são realizados de maneira paralela à aprendizagem prática dos aprendizes na empresa.

Com isso, o programa de aprendizagem possui uma equipe de educadores altamente capacitados, que utilizam mecanismos de ensino valorosos e práticos, com o intuito de garantir a adaptação para o universo dos jovens.

É possível garantir a facilidade de aprendizagem, em conjunto com a simplicidade que os aprendizes precisam ter para unir a teoria com a prática vivenciada nas empresas.

Assim, o programa contribui para o crescimento pessoal e profissional dos jovens.

O que faz com que eles fiquem mais preparados para o mercado de trabalho na vida adulta.

Ele também garante aos jovens registro como aprendiz na Carteira de Trabalho e Previdência Social e após o contrato de aprendizagem finalizar, a empresa pode efetivá-lo como empregado, caso queira.

Os programas de aprendizagem do CIEE são exclusivos para jovens e adolescentes:

  • Entre 14 a 24 anos
  • Matriculados e frequentando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio, tanto em rede pública, quanto em particular.

Quanto às pessoas com deficiência, não existe um limite máximo de idade para participa, a exigência da escolaridade é considerada mediante as habilidades e competências referentes à profissionalização.

ciee pr

Áreas de capacitação e benefícios

Entre as áreas de capacitação disponíveis no CIEE:

  • Produção industrial
  • Varejo e supermercado
  • Serviços administrativos
  • Comércio e varejo
  • Telemarketing ou tele-serviços.

A Lei 10.097/2000 estabelece os direitos trabalhistas dos aprendizes.

Assim, o programa de aprendizagem deve seguir alguns requisitos para estar em conformidade com a lei, veja a seguir alguns deles:

  • Registro na carteira: a lei exige que os jovens que participarem do programa de aprendizagem tenham a contratação registrada na carteira de trabalho
  • Jornada de trabalho: o jovem aprendiz deve exercer as suas funções por um período de até 6 horas diárias. A carga horária pode ultrapassar para 8 horas diárias para os aprendizes que já completaram o ensino fundamental, desde que, nelas, sejam computadas as horas destinadas para as aulas teóricas
  • Férias: devem ser tiradas, preferencialmente, no mesmo período das férias escolares
  • Vale-transporte: caso o aprendiz precise do transporte público para chegar ao seu local de trabalho, é dever da empresa pagar o vale-transporte no valor estudantil
  • FGTS: o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também é um direito previsto por lei. Dessa forma, o jovem aprendiz pode receber o pagamento caso aconteça a rescisão contratual
  • Salário-hora: o valor mínimo da hora de um aprendiz é de R$: 5,00. Mas, as vagas do programa de aprendizagem podem oferecer salários superiores, bem como os seus benefícios.

Se você busca um primeiro emprego, considere fazer sua inscrição no CIEE PR!

Gostou deste artigo? Então, clique aqui e conheça vários outros semelhantes a este!

Publicidade

Clique para avaliar!

Compartilhe com seus amigos e familiares: