O emprego temporário é uma modalidade de contratação muito comum em diversas situações em uma empresa.
Esta forma de emprego é regulamentada pela legislação trabalhista e possui características específicas.
Se você tem interesse em começar um emprego temporário, precisa saber o mínimo sobre o assunto, as respostas para suas dúvidas estão nos tópicos seguintes.
Emprego Temporário tem os mesmos direitos que um emprego normal?
Sim, um emprego temporário garante um salário proporcional as horas trabalhadas, mas também os benefícios previstos na CLT, como:
- Férias proporcionais
- 13º salário
- FGTS.
Porém, as vagas temporárias de emprego não têm direito a aviso prévio e multa do FGTS em caso de rescisão antecipada.
Trabalhar como temporário significa atuar em uma forma de contratação para atender necessidades transitórias de substituição de pessoal regular e permanente ou para lidar com acréscimos extraordinários de serviço em empresas.
O funcionário temporário é contratado por um período determinado, para substituir empregados regulares ou atender demandas extraordinárias.
Ele tem direitos trabalhistas assegurados, mas com algumas particularidades devido à natureza temporária do trabalho.
Geralmente, são encontradas vagas para temporário em empresas onde um funcionário entrou com uma licença maternidade/paternidade ou está tratando de alguma enfermidade.
Assim, a empresa abre uma oportunidade para alguém atuar no lugar desta pessoa até o seu retorno à empresa.
O contrato de trabalho tem duração limitada, estabelecida desde o início da contratação.
A legislação brasileira determina que o contrato de trabalho temporário pode durar até 180 dias, consecutivos ou não, podendo ser prorrogado por até mais 90 dias, totalizando um máximo de 270 dias.
Durante este período, o trabalhador tem direito a remuneração equivalente à dos empregados da mesma categoria na empresa, além de outros direitos trabalhistas previstos.
A CLT, através da Lei 6.019/74 e suas atualizações, regulamenta o trabalho temporário no Brasil.
Esta legislação estabelece as condições para a contratação, os direitos dos trabalhadores temporários, e as responsabilidades das empresas contratantes e das agências de trabalho temporário.
É importante que tanto empregadores quanto trabalhadores estejam cientes dessas normas para garantir que a contratação temporária ocorra dentro da legalidade e respeitando os direitos dos trabalhadores.
Dúvidas comuns sobre vagas temporárias de emprego
Se você quer trabalhar como temporário, precisa estar por dentro das informações relacionadas ao assunto, abaixo os tópicos vão abordar dúvidos bem comuns sobre o assunto.
1. Quais são os tipos de vaga para temporário?
Os tipos incluem substituição temporária de pessoal regular (como licença maternidade) e acréscimos extraordinários de trabalho (como demandas sazonais em certas indústrias).
2. Quais são as vantagens do contrato de temporário?
Para o trabalhador, oferece flexibilidade e oportunidade de ganhar experiência em diferentes áreas.
Para as empresas, permite atender demandas específicas sem o compromisso de um contrato permanente.
3. Qual a diferença entre empregado e trabalhador temporário?
A principal diferença está na natureza do contrato, empregados têm contratos de trabalho por tempo indeterminado, enquanto trabalhadores temporários são contratados por um período específico, com término previsto.
4. Há diferenças entre trabalhar como temporário e terceirizado?
Sim, o trabalho como temporário é específico para situações de substituição de pessoal regular ou demanda extraordinária.
Já o trabalho terceirizado envolve a contratação de serviços específicos de uma empresa terceira.
5. Um trabalhador temporário pode ser efetivado?
Onde encontrar vaga de emprego temporária?
As vagas de emprego temporário podem ser encontradas em diversas agências de emprego, mas também de forma online nos sites abaixo.
1. LinkedIn
Fundado em 2003, o LinkedIn é uma rede social profissional que permite aos usuários criar perfis de carreira, conectar-se com colegas, e procurar empregos.
Oferece funcionalidades como recomendações de emprego baseadas no perfil, aplicação direta para vagas e insights de mercado.
2. Indeed
Lançado em 2004, o Indeed é um motor de busca de empregos que agrega listagens de várias fontes, permitindo pesquisas personalizadas por localização, tipo de emprego e setor.
A ferramenta oferece a opção de carregar currículos e receber alertas de emprego personalizados.
3. Vagas.com.br
Estabelecido em 1999, o Vagas.com.br é um site brasileiro de carreiras que conecta candidatos a uma ampla gama de oportunidades, incluindo empregos temporários.
Ele possui um sistema de recomendação de vagas e permite a candidatura online.
4. InfoJobs
Fundado em 2004, o InfoJobs é um portal de empregos que oferece busca de vagas em diversas categorias e setores, com forte presença na Espanha e América Latina.
Os usuários podem criar perfis, aplicar para vagas e receber alertas de emprego.
5. Catho
Criado em 1996, a Catho é um dos maiores sites de empregos do Brasil.
Oferece busca de vagas, incluindo temporárias, ferramentas para criação de currículo, testes de perfil profissional e dicas de carreira.
O emprego temporário é uma alternativa importante tanto para empresas que necessitam de flexibilidade na sua força de trabalho quanto para profissionais que buscam oportunidades de emprego ou experiências profissionais diversificadas.
É fundamental, no entanto, que ambas as partes estejam atentas às regulamentações legais para assegurar uma relação de trabalho justa e equilibrada.
Para mais informações sobre modalidade de trabalho, acompanhe as opções de artigos do nosso site!

Equipe de redação oficial do Portal Jovem Aprendiz BR, o maior e mais completo site não oficial a respeito do programa Jovem Aprendiz no Brasil!


