O jovem que busca o primeiro emprego nem sempre sabe por onde começar ou onde pode fazer um curso voltado para o programa Jovem Aprendiz do Governo Federal. Essa é uma dúvida muito comum e atrapalha muito o jovem, já que fica sem um ponto de partida para iniciar sua carreira e sua incursão no mercado de trabalho. Conheça, agora, algumas das maiores instituições de ensino que, através da parceria com o programa de aprendizagem com as empresas, prestam esse auxílio aos jovens estudantes e futuros trabalhadores.

Publicidade

As instituições de ensino como canal direto com as empresas

A busca pelo primeiro emprego nem sempre dá bons frutos ou demora muito mais para isso se o jovem não souber com que instituição pode contar e onde tem um ponto de início para sua jornada. As instituições de ensino que qualificam os jovens pode ser um bom começo para isso, já que possuem um canal direto com as empresas que necessitam de jovens capacitados ou que estão em busca de jovens para serem capacitados.

A Espro, por exemplo, tendo iniciado suas atividades no ano de 1979 através de integrantes do Rotary Club, atualmente encaminha mais de 20 mil jovens anualmente para o seu primeiro emprego, através do que a instituição considera como os 3 pilares de atuação: capacitação, preparação e encaminhamento ao mercado de trabalho dos jovens, com condições de desempenharem bem o seu papel na sociedade. Possui unidades nas principais cidades do Brasil: Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Campinas, sendo que sua sede é em São Paulo. Diversos pólos regionais também fazem parte de sua estrutura. A formação do jovem é feita através de cursos gratuitos, fundamental para os jovens de baixa renda. A Espro torna-se assim, uma das instituições mais engajadas na Aprendizagem, fazendo parte de uma infinidade de iniciativas nesse sentido, independente de qual setor esteja levantando a bandeira.

Publicidade

Outra instituição bem atuante e que possui convênios com uma infinidade de grandes empresas é o Instituto Via de Acesso. Com sua sede no Centro de São Paulo/SP, o Via de Acesso atua em diversas frentes. Prestando orientações para o jovem e para as empresas, a entidade encaminha, mensalmente, jovens para diversos segmentos do mercado de trabalho. Além de programas de aprendizagem, o Via de Acesso também atende programas de estágio e de Trainee.

Apoio pedagógico e psicológico ao jovem

O Isbet, Instituto Brasileiro Pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento, entidade que, desde 1985, fomenta o desenvolvimento de jovens e adolescentes através da capacitação técnico-profissional metódica, fazendo com que a ética e a cidadania em conjunto com conhecimentos técnicos e específicos da sua área de atuação frutifiquem em bons profissionais e, principalmente, cidadãos de bem. Para isso, lança mão de acompanhamento pedagógico e psicológico durante a formação do jovem, atuando, não somente como entidade formadora de mão de obra, mas, também de indivíduos com consciência política e social, exigindo e contribuindo, através do seu próprio papel, um Brasil mais justo. Fundado SBEP – Sociedade Brasileira de Estudos Pedagógicos – mudou sua denominação somente no ano de 2001, passando à atual. Atuando de maneira intensa no encaminhamento do jovem ao mercado de trabalho, possui diversos cursos voltados para a qualificação com ênfase na aprendizagem.

As maiores instituições de aprendizagem do país

O IAT – Instituto Aprender e Trabalhar – atua desde 2007 na capacitação profissional, social e comportamental, além do encaminhamento do jovem para o mercado de trabalho. Utiliza, para isso, de cursos presenciais e tele presenciais gratuitos, promovendo, aos jovens e adolescentes, em situação de vulnerabilidade ou risco social, com idade entre 16 e 24 anos e pessoas com deficiência, o acesso à cidadania, aos direitos e à justiça social através da inserção no mercado de trabalho. Qualificados, esses jovens podem mudar suas histórias de vida através do trabalho. O IAT possui unidades em todos os estados, acessando, assim, jovens de todo o Brasil.

Com mais de 50 anos de história, o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola – é uma entidade que visa assistir socialmente a juventude estudantil brasileira. O CIEE não visa lucro, sendo uma instituição mantida por uma infinidade de empresas brasileiras. Oferece aos jovens estudantes brasileiros uma educação integral, introduzindo-os ao mercado de trabalho, por meio de treinamentos, programas de estágio e aprendizado qualificado.

Um dos maiores parceiros nacionais do programa jovem aprendiz, o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – é um dos 5 maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Atua em 28 áreas da indústria, qualificando o jovem em diferentes níveis de educação. Em atividade desde 1942, o Senai atua não só no Brasil, através de suas 518 unidades fixas e 504 unidades móveis em 2,7 mil municípios brasileiros, mas também, em 8 outros países, oferecendo qualificação profissional em Angola, Cabo Verde, Guatemala, Guiné Bissau, Jamaica, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, além de um centro de tecnologia ambiental no Peru.

Instituições de Ensino Para o Jovem Aprendiz
5 (100%) 1 vote

Publicidade