Publicidade

Posts Relacionados:

Jovem Aprendiz 2018 – Tudo sobre o programa

O programa jovem aprendiz 2018 é umas das melhores formas de se conseguir o primeiro emprego se você está começando a sua carreira profissional. Através do programa é possível adquirir experiência e conhecimento, se você ainda não conhece o programa jovem aprendiz nós iremos detalhar tudo o que você precisa saber sobre ele a seguir.

Mas afinal, o que é mesmo o programa jovem aprendiz 2018?

O programa se trata de um programa criado através do Ministério do Trabalho e Emprego e seu objetivo é dar oportunidade aos jovens para que possam ingressar no seu primeiro emprego e ao mesmo tempo estudar através de um curso de qualificação e aprendizagem na área em que estiver trabalhando.

O programa é regido por lei

Como qualquer programa do governo, o jovem aprendiz é regido por uma lei, que se chama lei da aprendizagem. Esta lei também determina que as empresas de médio a grande porte reservem uma porcentagem de 5% das vagas em seu quadro funcional para aprendizes. Além disso, a lei estimula o trabalho já que a grande dificuldade dos jovens é justamente encontrar o primeiro emprego. Vale lembrar que a contratação é obrigatória.

Saiba o que é preciso para participar do programa

Para ser um jovem aprendiz 2018 o jovem precisa se enquadrar em algumas regras, que são, ter entre 14 e 24 anos, estar cursando regularmente ou ter concluído o ensino médio. Além disso também é necessário frequentar um curso de aprendizagem.

Saiba tudo que é necessário para participar do programa

Qualquer jovem que precise e queira trabalhar pode se inscrever no programa, porém, é necessário também ter algumas características que serão essenciais nesta jornada, como por exemplo, ter vontade de trabalhar e também estudar, afinal, devemos buscar o aprimoramento constante, apreender coisas novas com as experiências enfrentadas no dia a dia, buscar o crescimento profissional sempre, gostar das novas oportunidades que o trabalho trás e ter disciplina no ambiente de trabalho.

Quem é o responsável pelos jovens aprendizes dentro da empresa

Quando o jovem começa o seu trabalho dentro de determinada empresa é selecionado também um monitor, e que irá acompanhar e será o responsável por este jovem durante o seu horário de trabalho.

Qual a máxima duração do contrato de trabalho?

O tempo máximo permitido para a duração do contrato de trabalho dentro do programa é de 2 anos. Mas também podem ser firmados contratos que duram o tempo do curso de aprendizagem desde que não ultrapasse o tempo máximo.

Qual é o salário de um jovem aprendiz?

A lei determina que o valor pago ao aprendiz é o salário mínimo de acordo com a lei estadual, além disso, dependerá também da carga horária que o jovem trabalha.

Como é a jornada de trabalho do aprendiz

A jornada de trabalho tem dois modelos, para os jovens que estão cursando ensino fundamental a jornada estabelecida é de 6 horas diárias. Já para os jovens que terminaram o ensino a jornada é de 8 horas diárias.

Quais são os principais benefícios dos participantes?

Todo contratado de aprendiz tem direito a receber férias, recolher o FGTS, receber bolsa-auxílio, vale transporte, vale alimentação e também 13º salário. Algumas empresas ainda oferecem outros benefícios como planos de saúde e odontológico, mas por lei, os jovens aprendizes tem garantido os benefícios citados acima.

Empresas que buscam jovens para contratar

A estimativa é que o jovem aprendiz 2018 contrate ainda mais jovens, a busca pelo primeiro emprego é grande e a oportunidade de trabalhar como aprendiz dá ao jovem a oportunidade de adquirir a experiência que o mercado tanto exige. Vamos conhecer algumas empresas que buscam jovens aprendizes para 2018.

Seja um jovem aprendiz 2018 dos Correios

As vagas oferecidas pelos Correios abrangem todo território nacional e a jornada de trabalho costuma ser de 4 horas diárias. Os Correios ainda oferecem uniforme da empresa além dos benefícios que são garantidos por lei. As vagas normalmente são anunciadas no início de cada ano, por isso é bom ficar atento.

A caixa abre vagas de aprendiz em todo o território nacional

A Caixa Econômica Federal seleciona jovens aprendizes através de processo seletivo, a grande facilidade é que ela também abrange todo território nacional e o jovem tem a oportunidade de conhecer as diversas tarefas bancárias que são realizadas no dia a dia. Para se candidatar a uma vaga na Caixa o jovem deve procurar as empresas parceiras do programa.

Pernambucanas também seleciona jovens para atuar na empresa

As lojas Pernambucanas buscam também jovens que queiram ingressar no mercado de trabalho. Neste caso é possível se inscrever no próprio site ou procurar informações na própria loja física. Os benefícios também são os mesmos já garantidos por lei e o jovem tem a oportunidade de trabalhar diretamente com o atendimento ao público.

Outros segmentos que buscam jovem aprendiz 2018

Além dos já citados acima, existem muitas outras empresas que buscam jovens para complementar sua equipe, podemos destacar os bancos como Bradesco, Itaú, Santander, Lojas como Marisa, Americanas, Extra e ainda não podemos esquecer que existem muitas lojas locais que não possuem filiais mas buscam jovens que tenham vontade de aprender.

Muitas vezes os Supermercados também são esquecidos, mas existem grandes Supermercados em diversas cidades que também precisam ter a porcentagem mínima de jovem aprendiz. Neste caso o jovem pode trabalhar tanto com atendimento ao público como realizando outras funções não menos importantes, pois são essenciais para o público.

O programa jovem aprendiz também efetiva funcionários

O número de empresas que contratam jovens e ao final do contrato efetivam tem crescido muito. A busca pelo primeiro emprego nem sempre é fácil, as empresas exigem experiências que o jovem ainda não possui.

Por isso o programa jovem aprendiz tem sido tão importante na vida dos jovens, através dele é possível aprender uma profissão, adquirir experiência e ter a oportunidade de fazer parte do quadro de funcionários de uma empresa e ter uma carreira muito bem-sucedida pela frente.

Pin It on Pinterest

Shares