Jovem aprendiz como carreira profissional é o ingresso no mercado de trabalho através do programa Jovem Aprendiz, aproveitando a oportunidade para definir a carreira a ser seguida, dedicando sua vida àquela que for escolhida. Ter um currículo bem construído e saber como impressionar durante a seleção é primordial para quem está à procura do primeiro emprego, mas ainda persiste uma grande dúvida: como entrar no mercado de trabalho. O Jovem Aprendiz é um das melhores formas de começar a vida profissional. Faz com que jovens do ensino fundamental, médio ou técnico – na faixa etária entre 14 e 24 anos incompletos – tenham sua primeira oportunidade no mercado.

Publicidade

Para ser um Jovem Aprendiz o jovem precisa estar matriculado em uma escola ou instituição de ensino técnico profissional que participe do programa. Além disso, o aluno deve frequentar regularmente essa instituição e atender às exigências da empresa contratante.

Jovem Aprendiz como potencialização de uma carreira profissional

O jovem que entra no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz potencializa a sua carreira tanto no âmbito profissional, quanto no acadêmico, já que essa primeira oportunidade pode ser determinante na definição da carreira, na formação teórica e prática da profissão escolhida.

Você sabe exatamente quem pode ser um Jovem Aprendiz? Então veja!

Carga Horária de um Jovem Aprendiz

A jornada de trabalho para o Jovem Aprendiz não pode ser superior a seis horas por dia se estiver cursando o ensino fundamental ou médio. Por outro lado, caso o curso já tenha sido concluído, a jornada pode ter até oito horas diárias, podendo a empresa computar as horas para aprendizagem teórica. O salário de um Jovem Aprendiz também é baseado na carga horária semanal. Veja também quanto ganha um Jovem Aprendiz atualmente.

Jovem Aprendiz e a InfoJobs

infojobs-jovem-aprendiz

Para simplificar o cadastro do candidato que está buscando sua primeira chance de emprego com o Programa Jovem Aprendiz, o site InfoJobs oferece a opção de cadastrar o currículo somente com os dados de contato, escolaridade e objetivo profissional, para especificar ao recrutador o cargo e área desejada. O InfoJobs também oferece várias oportunidades de Jovem Aprendiz anunciadas por grandes empresas parceiras como Carrefour, Multivarejo, Sodexo e outras.

Veja um pouco mais sobre a relação entre o InfoJobs e o programa Jovem Aprendiz.

Grandes empresas participam do Jovem Aprendiz

Grandes empresas participam do programa Jovem Aprendiz, disponibilizando vagas, o ano todo ou em determinadas épocas, oferecendo, assim a chance que o jovem necessita para o ingresso ao mercado de trabalho e de escolha de uma profissão a ser seguida. Vejamos algumas:

» Jovem Aprendiz TIM

No decorrer do programa jovem aprendiz da TIM o jovem terá a oportunidade de aprender e praticar no dia a dia de uma empresa multinacional enquanto participa de treinamentos que oportunizarão o desenvolvimento e crescimento profissional.

O que a empresa oferece de benefícios aos participantes do programa:

  • Remuneração compatível com o mercado, com a função e com a escolaridade;
  • Vale-refeição ou Vale Alimentação;
  • Vale Transporte;
  • Assistência Médica e Odontológica;
  • Seguro de Vida.

Como Participar no Jovem Aprendiz TIM

As inscrições são disponibilizadas o ano todo. O departamento de Recursos Humanos da TIM entra em contato com candidatos que se encaixem nos requisitos exigidos pela empresa e pré-selecionados sempre que abrirem novas oportunidades. Mais informações podem ser encontradas no site da empresa.

A seleção é composta por: testes de português e matemática, redação, dinâmica de grupo e entrevista com gestores.

» Jovem Aprendiz ITAÚ

O Itaú acredita que é através da qualificação profissional que, no futuro, o aumento do emprego formal e o acompanhamento do surgimento de uma sociedade mais crítica e construtiva acontecerá naturalmente. Por meio do Jovem Aprendiz Itaú a empresa procura disponibilizar ao jovem sua primeira colocação profissional é transformar a realidade em que o jovem vive, mostrando a todos o valor da responsabilidade social exercida para a transformação.

Desde 2003 o Itaú vem ampliando as chances dos jovens estudantes que encontrariam obstáculos no ingresso ao mercado de trabalho. Seu programa Jovem Aprendiz é completo, com mais de 600 horas de teoria, por exemplo, em um ambiente voltado ao aperfeiçoamento de talentos.

jovem aprendiz como carreira profissional

» Jovem Aprendiz VALE

O Jovem Aprendiz Vale visa sempre o incentivo a consolidação da independência e a evolução efetiva dos jovens nos locais onde atua. Para se inscrever o jovem deve estar cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio, ou, ainda, tê-lo concluído.

Aproveite e veja a legislação sobre o Jovem Aprendiz!

Alguns outros requisitos devem ser preenchidos por quem deseja se inscrever, como, por exemplo, não ter registro em carteira, não haver participado de nenhum outro programa de Jovem Aprendiz e ter nascido entre 01/12/1999 e 09/12/1998.

Atualmente a Vale oferece seu programa do Jovem Aprendiz nas áreas de Eletrotécnica, Edificações, Mecânica, e Automação. Todas essas áreas têm grande demanda na sociedade em que vivemos.

Como é possível constatar, diversas empresas de grande porte oferecem a possibilidade de ingressar em seus quadros de colaboradores, apenas bastando se inscrever e ficar de olho nas vagas do programa Jovem Aprendiz.

Publicidade

Pin It on Pinterest

Shares