O Jovem Aprendiz MG é para o jovem que está em busca da primeira oportunidade profissional e iniciando sua vida no mercado de trabalho.

Publicidade

Todos os anos milhares de vagas de emprego são oferecidas através de programas de aprendizagem.

O programa beneficia, além do próprio jovem aprendiz, a empresa empregadora parceira. Pois, a empresa ganha um profissional treinado diretamente na prática da função e com capacitação teórica de altíssima qualidade prestada pelas instituições de ensino parceiras.

Publicidade

Jovem Aprendiz MG: Todos saem ganhando!

Vários são os personagens que ganham com programas como o Jovem Aprendiz MG.

Ganha o jovem candidato, que tem a oportunidade da sua primeira colocação profissional em empresas cumpridoras da legislação brasileira. Estas que, portanto, lhe dão acesso não somente aos benefícios garantidos em Lei, além do salário, mas também ao benefício intrínseco que vem com o fato de se estar trabalhando.

Desta forma, buscando seu sustento e batalhando pelo seu sucesso na profissão que é a conquista da sua dignidade humana. Assim, como dito acima, a empresa ganha jovens capacitados e aptos ao mercado.

Vagas disponíveis para o Jovem Aprendiz MG

Confira as empresas com vagas abertas no estado de Minas Gerais!

Qual é a bagagem adquirida por um Jovem Aprendiz MG?

Para o jovem participante, sobretudo, a troca de experiências com os profissionais experientes na área é algo que não tem preço.

Num mercado de trabalho concorrido como o que vivenciamos, bem poucos têm essa oportunidade de grande valor.

Confira também as oportunidades para o Jovem Aprendiz em Belo Horizonte!

O que o programa possibilita ao jovem?

Os jovens têm a possibilidade de participar de programas como o Jovem Aprendiz MG graças à Lei 10.097/2000. A qual regulamentou os programas de aprendizagem.

A norma determina que todas as empresas de médio e de grande porte devem ter de 5 a 15% da quantidade total de seu quadro de colaboradores composto por jovens oriundos de programas. Todavia, eles precisam estar em funções que seja necessária a capacitação profissional.

O Decreto Federal 5.598/2005 amplia as determinações normativas citadas acima.

A Lei de aprendizagem determina que o jovem participante trabalhe. Contudo, em horários alternados, receba qualificação profissional relativa a função a qual está desempenhando na empresa.
Em outras palavras, programas como o Jovem Aprendiz pagam para o jovem estudar. E ainda, busca que ele receba conhecimentos direcionados ao seu trabalho. Todos os encargos e deveres do jovem/empresa são relacionados em nota na Lei do Aprendiz!

Sobre as exigências a cumprir como Jovem Aprendiz

Mas não é só isso. O jovem participante do Jovem Aprendiz deve, obrigatoriamente, estar matriculado e frequentando a escola regular! Isto somente se ainda não concluiu o ensino médio.

Isso demonstra a preocupação que a legislação tem com os jovens selecionados por programas de aprendizagem. No sentido de, principalmente, que eles tenham conhecimento não somente profissional, mas também acadêmico.

Visando, sobretudo, a quebra do ciclo de condições precárias que, em sua maioria, esses jovens estão submetidos.

Mas então, é menor aprendiz ou jovem aprendiz? Confira!

O menor aspirante a participar deve ter idade entre 14 e 24 anos, idade essa prevista em lei.

Além disso, o jovem deve vir de família de baixa renda para ser incluído no Programa Jovem Aprendiz MG.

Sobre o Contrato de Trabalho

Com relação ao contrato firmado entre a empresa e o jovem ou menor aprendiz selecionado pelo Jovem Aprendiz MG, trata-se de um contrato de trabalho especial.

Este se dará por tempo determinado, de até dois anosanotação na CTPS; salário mínimo/hora, levando-se em conta o salário mínimo estadual ou regional.

E ainda, garantido além de todos os direitos trabalhistas e previdenciários a que qualquer outro trabalhador com carteira assinada teria, como décimo terceiro salário, FGTS e férias. 

Aliás, as férias precisam, por conta de determinação em lei, coincidir com o recesso escolar.

Algumas Dicas Úteis!

jovem aprendiz mg

Tudo sobre o Jovem Aprendiz MG! Confira!

Para ingressar no programa Jovem Aprendiz MG a dica é procurar uma das instituições encarregadas pela formação de jovens ao mercado de trabalho.

Assim, confira algumas das principais instituições acessando aqui.

Instituições como SENAC, SENAI, CIEE, ESPRO, ISBET são algumas delas. Isto dentre tantas outras que encaminham jovens ao programa.

Que tem como objetivo qualificar jovens através de capacitações, intercâmbios, palestras, trocas de informações visando a colocação no mercado de trabalho desses jovens e o seu consequente desenvolvimento profissional.

Considerações Finais

Como vimos, o jovem carente financeiramente dispõe de uma ferramenta importante e de grande penetração no mercado de trabalho, que lhe possibilita uma formação profissional de alto nível. 

Tudo isso proporcionado por instituições de ensino reconhecidas nacionalmente e que possuem anos de história e de experiência, bastando para isso inscrever-se no Programa Jovem Aprendiz MG.

Jovem Aprendiz MG: Inscrições abertas
5 (100%) 1 vote

Publicidade