Leia e depois avalie!

O Jovem Aprendiz Petrobras, também conhecido como Programa Petrobras Jovem Aprendiz, ou PPJA, foi criado com objetivo de incluir mais e mais jovens no campo profissional oferecendo meios para que o aluno se desenvolva e agregue conhecimento para sua carreira.

O programa Jovem Aprendiz Petrobrás trabalha sobre as leis do Aprendiz e da Aprendizagem seguindo alguns passos importantes:

» Formação

Os jovens aprendizes passam por um período de até 4 meses onde são submetidos a uma formação básica de cidadania, ética e conhecimentos sobre a empresa Petrobrás.

» Qualificação

Esgotando o tempo da formação básica o jovem aprendiz passa por mais 9 meses em uma instituição de ensino do SENAI como um aluno técnico-profissional.

» Acompanhamento

Até o fim do contrato da aprendizagem, proposto pela empresa, o aluno ficará sob um acompanhamento profissional dentro da empresa da Petrobrás. Este acompanhamento é de 9 meses também.

Direitos legais Jovem Aprendiz Petrobras

Sabe-se que todo o jovem aprendiz tem um contrato de no máximo dois anos de aprendizagem, neste meio tempo ele possui todos os direitos de um trabalhador normal como 13º salário, fundo de garantia, auxílio transporte e férias.

» Veja também sobre as inscrições no Jovem Aprendiz Bradesco.

O Jovem Aprendiz Petrobras passa por todo um cuidado e por uma gestão da empresa, sendo que a mesma é responsável pela supervisão, ensino e orientação dos jovens aprendizes. Estas supervisões são feitas tanto por gestores na empresa da Petrobrás quanto nas escolas do SENAI.

Como fazer a inscrição no Jovem Aprendiz Petrobras

Primeiramente é importante que o jovem esteja “enquadrado” nas leis do aprendiz e nas seguintes situações:

  • Encaixar-se na questão da vulnerabilidade social, esta que é feita por meio do Cadastro Único do Governo;
  • Ter idade entre 15 e 21 anos (exclusivamente a áreas administrativas);
  • Ter idade entre 17 e 21 anos (exclusivamente para áreas de refinarias e laboratórios);
  • Estar frequentando a escola e/ou curso profissionalizante;
  • Morar perto de uma das unidades principais da empresa Petrobrás ou filiais;

Tendo em vista que o jovem aprendiz se encaixe em ambos destes pontos o mesmo pode fazer a sua inscrição. Basta saber qual o local em que o mesmo irá trabalhar, ou melhor, ter as informações corretas.

As informações são obtidas acessando este site e rolando ao final da página é possível ver um formulário com os estados em que há programa Jovem Aprendiz Petrobrás e os contatos com quem o aluno deve conversar.

jovem aprendiz petrobras

Importante informar que atualmente há 29 comitês espalhados pelo Brasil, estes que são responsáveis por todo o processo de cadastramento e gestão de um Jovem Aprendiz Petrobrás.

Inscrição no Jovem Aprendiz Petrobrás

Selecione o estado que você busca a aprendizagem e marque as informações de contato referentes ao Jovem Aprendiz Petrobrás!

Inscreva-se

Pin It on Pinterest

Shares