Menor Aprendiz BH: Inscrições Abertas
1.5 (30%) 2 votes




Menor Aprendiz BH é um programa de aprendizagem regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através da lei 10.097/2000, que possibilita o acesso do jovem ao concorrido mercado de trabalho, já que cada vez mais as empresas necessitam de profissionais qualificados, não apenas por um capricho, mas devido à concorrência cada vez mais acirrada.

O jovem participante do programa Menor Aprendiz BH tem como vantagens, não apenas a capacitação profissional, que por si só já seria de ótimo tamanho, já que não envolve custo nenhum para o jovem candidato, mas também, atrelado a essa qualificação profissional, o jovem tem acesso a uma colocação no mercado de trabalho.

Menor Aprendiz BH em vários nichos de mercado!

Além disso, do lado da empresa, se o que a empresa busca são profissionais capacitados, o programa Menor Aprendiz BH fornece exatamente isso, em nichos de mercado que têm maior procura de profissionais naquela região. Em cada nicho há uma demanda para jovens aprendizes, tanto jovens que já trabalharam anteriormente como aqueles que buscam o seu primeiro emprego no mercado de trabalho.

Vagas disponíveis para o Menor Aprendiz BH

Confira as empresas com vagas abertas no estado de Minas Gerais, principalmente em Belo Horizonte!

Veja as vagas
Vagas em outros estados e cidades

Requisitos para ser um Menor Aprendiz em BH

Nesse sentido, a formação técnica, com vistas profissionais, de jovens e adolescentes, proporcionada pelo programa Menor Aprendiz BH, vislumbra um futuro mais promissor para esses jovens menos assistidos dessa parcela da população, tendo até mesmo um viés social, já que para participar do programa Menor Aprendiz BH o jovem deve cumprir alguns requisitos como por exemplo:

  • Ter entre 14 e 24 anos de idade;
  • Estar estudando ou ter concluído o ensino médio;
  • Ser oriundo de família de baixa renda, tendo preferência sob algum eventual concorrente à vaga se for de família beneficiária do Programa Bolsa Família;
  • Se o candidato for portador de necessidades especiais, não há limite de idade para que possa participar do programa de aprendizagem.


Menor Aprendiz BH: Aprendiz, não empregado

Interessante notar que o jovem participante do programa Menor Aprendiz BH tem algumas distinções em relação aos outros colaboradores da empresa, como por exemplo as férias que devem coincidir com o recesso escolar, independentemente de que época do ano ingressou na empresa.

A isso deve-se o fato de que a relação entre o jovem participante do programa Menor Aprendiz BH não tem uma relação de patrão e empregado com a empresa empregadora. Nesse caso, o jovem participa do quadro de colaboradores da empresa como aprendiz de ofício, explicando assim alguns diferenciais.

Quais os direitos de um Menor Aprendiz BH

Quanto aos direitos a que o jovem participante do programa Menor Aprendiz BH faz jus, é garantido por lei ao aprendiz o salário mínimo-hora, prevalecendo o salário mínimo estadual ou regional, caso haja. Porém, se constar de acordo coletivo, o aprendiz poderá perceber salário maior que o mínimo, sendo que no cômputo do salário deve-se levar em consideração não somente as horas trabalhadas, mas também as horas em que o participante do Menor Aprendiz BH esteja envolvido em atividades relacionadas aos conhecimentos teóricos, além do descanso remunerado semanal e dos feriados.

Sabe quanto um Menor Aprendiz ganha? Então veja aqui qual o salário de um Menor Aprendiz!

Além disso, ao participante do programa Menor Aprendiz BH é garantido o fornecimento do vale-transporte, décimo terceiro salário e FGTS.

Sobre a jornada de trabalho

menor aprendiz bh

Inscrições abertas no Menor Aprendiz BH!

A jornada de trabalho diária destinada ao participante do programa Menor Aprendiz BH está atrelada à conclusão ou não dos estudos, sendo que se o jovem ainda não concluiu o ensino, a jornada máxima é de 06 horas diárias, entrando nessa conta as horas destinadas tanto às atividades teóricas quanto às práticas.

Em caso de haver concluído os estudos, o participante do programa Menor Aprendiz BH poderá estar subordinado a uma jornada diária máxima de 08 horas. Novamente contam-se as horas práticas e as horas teóricas. A proporção entre cada atividade, teórica e prática, também deve constar do contrato.

Menor Aprendiz BH é a porta de entrada para o mercado de trabalho

Como pode-se notar , as possibilidades de o jovem conseguir seu primeiro emprego, de forma digna e com formação profissional aumentaram consideravelmente através do programa Menor Aprendiz BH.

Pin It on Pinterest

Shares