O Jovem Aprendiz Fortaleza 2021 é uma das formas de conquistar o primeiro emprego no estado do Ceará.

Publicidade

Veja como participar dos programas de Jovem Aprendiz 2021 disponíveis nesta importante capital nordestina que é Fortaleza.

A inclusão de jovens no mercado de trabalho é um dos desafios nas principais cidades brasileiras. Em Fortaleza esta realidade não é diferente.

Publicidade

Porém, desde a consolidação da Lei de Aprendizagem, muitas oportunidades vêm surgindo.

Muitas empresas de Fortaleza vão recrutar profissionais iniciantes em 2021, confira como funciona.

Vaga Jovem Aprendiz Sitel

Jovem Aprendiz Fortaleza 2021

Procurando adequar a realidade brasileira à modernização nas relações trabalhistas, foi promulgado em 2000 a Lei de Aprendizagem. O intuito principal da norma é regular a entrada de jovens, sobretudo os considerados menores, no mercado de trabalho. Sendo assim, é também uma ferramenta a fim de fiscalizar empresas nas quais oferecem vagas para o Jovem Aprendiz Fortaleza 2021, por exemplo. Outros objetivos da lei são:


  • Oferecer formação técnico-profissional ao jovem;
  • Dispõe ao mercado mão de obra mais qualificada;
  • Fazer os jovens se integrarem de maneira plena na sociedade, se enxergando como cidadãos atuantes.

Sendo assim, algumas entidades são essenciais no processo de Jovem Aprendiz 2021, tanto em Fortaleza quanto no resto do país, elas são:

  • CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola);
  • Trabalha Brasil;
  • Espro (Ensino Social Profissionalizante);
  • Infojobs.

Estas instituições são intermediadoras da contratação de jovens; qualificam e realizam o recrutamento para grandes empresas localizadas em Fortaleza.

Publicidade

jovem aprendiz fortaleza 2021

Vantagens do Jovem Aprendiz Fortaleza 2021

Por outro lado, existem muitas vantagens para quem participa do programa de aprendizagem de Fortaleza em 2021, veja abaixo. Primeiramente, o aprendiz tem remuneração mensal baseada no salário-mínimo, no qual deve cobrir a carga horária trabalhada (de 4 a 6 horas diárias). Mas, algumas empresas têm piso salarial, e o valor pago ao aprendiz em 2021 pode ser maior. Os jovens são regidos pelo regime da CLT, ou seja, tem todos os direitos trabalhistas, como: carteira assinada, FGTS, férias, vale-transporte, etc. Além disso, muitos empregadores incluem o aprendiz nos planos de saúde e apólices de seguro de vida, principalmente os que atuam no setor industrial.

Fazer parte do Jovem Aprendiz Fortaleza 2021 é acima de tudo incrementar o currículo iniciando uma carreira profissional tendo um rumo para se especializar. Dessa forma, quem participa do Jovem Aprendiz Fortaleza 2021 consegue adquirir experiência profissional. Também é comum a disponibilidade de cursos extras durante o estágio. O aprendiz pode participar de todas as palestras oferecidas na empresa, por exemplo. Dessa forma, o Jovem Aprendiz Fortaleza obtém qualificação profissional. Contudo, apenas quem se encaixa nas regras do Jovem Aprendiz Fortaleza 2021 pode aproveitar tais vantagens.

A cidade de Fortaleza em 2021

Nos últimos anos, Fortaleza se tornou destaque, não apenas na região Nordeste, como em todo o Brasil. Atualmente, Fortaleza ocupa o posto de 5ª maior do país e se consolida como centro logístico e industrial. Portanto, o programa Jovem Aprendiz Fortaleza 2021 é muito importante no estado. Pois, qualifica estudantes nos quais concluíram o ensino médio, por exemplo, para ocuparem postos de trabalhos abertos em diferentes segmentos. Dessa forma, a capital do Ceará também tem sido destaque no setor eólico.

Detém muitos parques eólicos, e em sua região metropolitana encontra-se a fábrica da dinamarquesa Vestas. Portanto, esse potencial é fundamental a fim de manter jovens talentos trabalhando na cidade. Contudo, a presença de grandes empresas facilita o crescimento do lugar; a adesão destas a programa de aprendizagem é outro diferencial. Portanto, conheça empresas onde ofertam vagas no Jovem Aprendiz Fortaleza 2021:

  • Ambev;
  • Magazine Luíza;
  • Coca cola;
  • Grupo Pão de Açúcar;
  • Hapvida;
  • Riachuelo;
  • Nutrinor;
  • Itaú;
  • Caixa;
  • Via varejo (Organização na qual detém várias marcas, dentre elas as Casas Bahia).

Sendo assim, tratam-se de empresas espalhadas pela cidade cearense, o que dá chance para muitos jovens da região metropolitana se inscreverem. Cada uma delas tem processo seletivo personalizado, porém, todas atendem aos critérios básicos da Lei de Aprendizagem.

Principais Requisitos

Como dito, os contratantes têm um molde a fim de recrutar os aprendizes. Mas, de maneira geral, fazer parte do Jovem Aprendiz Fortaleza 2021 é necessário:

  • Ter idade entre 14 a 24 anos;
  • Ensino fundamental ou médio (concluído ou em andamento);
  • Entregar documentação completa;
  • Não ter experiência profissional, ou ter participado de projetos similares.

Na maioria dos processos seletivos do Jovem Aprendiz Fortaleza 2021, é necessário passar por entrevistas e dinâmicas de grupo elaboradas pelo RH. Contudo, algumas empresas só recrutam jovens que estão no grupo de baixa renda, pois assim se comprometem com o objetivo de inclusão social. O contrato firmado diz que o selecionado vai cumprir sua jornada de trabalho nas dependências do empregador. Contudo, o outro turno irá complementar o estágio com curso teórico, realizado numa entidade parceira. A duração dos contratos do Jovem Aprendiz Fortaleza tem duração de até 24 meses.

Como ocorre o processo de seleção em 2021?

As empresas com mais de 7 funcionários, nas quais se enquadram no modelo de formação profissional, precisam destinar de 5% a 15% das vagas ao programa. Assim, podem recrutar o jovem diretamente, ou criar uma parceria com escolas profissionalizantes. Sendo assim, será enviado à entidade parceira o perfil do jovem no qual deseja estar em seu quadro de funcionários, e iniciará o processo. Com a aprovação, a contratante assume os custos do curso teórico (obrigatório), e cumpre todas as exigências da CLT a fim de firmar o contrato de aprendizagem. Mas, outro critério importante na seleção é a localidade onde o aprendiz mora. Portanto, é essencial analisar o deslocamento onde o candidato terá de enfrentar de sua casa para o trabalho e depois para escola profissionalizante. Portanto, não é possível concorrer a uma vaga de Jovem Aprendiz em outro estado ou cidade muito longe, por exemplo.

Inscrição Jovem Aprendiz Fortaleza 2021

Atendendo todos os requisitos básicos, o jovem interessado tem dois caminhos:

  • Se inscrever numa entidade parceira;
  • Se inscrever no site oficial de uma empresa presente em Fortaleza.

Na primeira opção, normalmente, precisará se apresentar presencialmente, levando seus documentos básicos a fim de se candidatar em alguma vaga. Porém, no segundo formato, a fim de se inscrever no programa em 2021, os passos são os seguintes:

  1. Acessar o portal oficial da empresa ou entidade como o CIEE;
  2. Escolher o campo “Trabalhe Conosco”;
  3. Depois “Vagas disponíveis”;
  4. Procurar por “Jovem Aprendiz”, localidade e setor;
  5. Preencher formulário ou enviar currículo.

Com o cadastro preenchido, receberá um e-mail explicando quais são as etapas seguintes. Assim fará sua inscrição no Jovem Aprendiz Fortaleza 2021. Prepare-se e boa sorte!

Jovem Aprendiz Correios 2021

Clique para avaliar!