Se você está se preparando para uma nova oportunidade de emprego, vale a pena conhecer as perguntas mais comuns em entrevista de emprego e estar preparado!
Esse é com certeza o primeiro passo para entrar na sala de entrevista com confiança e se destacar entre os candidatos.
Neste post do Jovem Aprendiz BR, vamos compartilhar as perguntas mais comuns em entrevista de emprego e oferecer dicas eficazes para você se preparar e sair na frente.
Perguntas mais comuns em entrevista de emprego!
Saber o que pode ser perguntado é essencial para não ser pego de surpresa, aqui está uma lista das perguntas mais comuns em entrevista de emprego, junto também está uma resposta que você pode considerar utilizar.
1. Fale sobre você
Faça um breve resumo sobre você, não use gírias ou maneirismos, lembre-se de manter a sinceridade e veracidade nas informações.
RESPOSTA: Sou [seu nome], formado(a) em [sua formação] e atualmente trabalho com [sua área]. Tenho experiência em [suas experiências principais] e sou apaixonado(a) por [algo relacionado à profissão].
2. Quais são seus pontos fortes?
Se necessário crie uma lista escrita para uma melhor visualização.
RESPOSTA: Sou organizado(a), proativo(a) e tenho facilidade em trabalhar em equipe. Além disso, minha capacidade de resolver problemas e aprender rápido tem sido um diferencial na minha trajetória.
3. Quais são seus pontos fracos?
Busque ser sincero nesse momento, faça anotações e listas com aspectos que considera como pontos fracos.
RESPOSTA: Às vezes, sou muito perfeccionista, o que pode me fazer gastar mais tempo do que o necessário em algumas tarefas. Mas venho trabalhando em gerenciar melhor esse aspecto e priorizar o que é essencial.
4. Por que você quer trabalhar na nossa empresa?
Considere os motivos que levaram a você ter um interesse nessa oportunidade da empresa.
RESPOSTA: Admiro a missão e os valores da empresa, além dos projetos inovadores que vocês desenvolvem. Vejo uma oportunidade de crescer e contribuir com meu conhecimento.
5. Onde você se vê daqui a 5 anos?
Antes da entrevista, considere apontar uma análise sobre como prevê seu futuro profissional.
RESPOSTA: Espero estar em uma posição onde possa aplicar minhas habilidades de forma estratégica, com mais responsabilidades e impactando positivamente os resultados da empresa.
6. Qual foi o maior desafio que você enfrentou em sua carreira?
Liste as dificuldades que teve ao longo de sua carreira e como conseguiu superá-las.
RESPOSTA: Um dos maiores desafios foi [descreva um desafio específico], mas consegui superá-lo ao [explique como solucionou]. Isso me trouxe aprendizado e reforçou minha resiliência.
7. Como você lida com a pressão e prazos apertados?
Aponte técnicas, maneiras e formas que utiliza em situações de muita pressão ao concluir tarefas.
RESPOSTA: Costumo priorizar as tarefas, manter a calma e organizar meu tempo para garantir a entrega dentro do prazo. Encaro a pressão como um estímulo para buscar soluções rápidas e eficientes.
8. Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?
Tome como base experiências anteriores de trabalho ou projetos que trabalhou.
RESPOSTA: Me sinto confortável nas duas situações. Trabalhar em equipe é ótimo para trocar ideias e somar competências, mas também sou muito produtivo(a) trabalhando de forma independente.
9. Como você descreveria seu estilo de trabalho?
Descreva sua forma de trabalho, como organiza seu local e suas tarefas diárias.
RESPOSTA: Meu estilo de trabalho é organizado e focado em resultados. Sempre busco planejar minhas tarefas e manter uma comunicação clara com a equipe.
10. Conte sobre um erro que cometeu e como lidou com ele.
Erros são inevitáveis, apontar como resolveu ele no seu antigo serviço, pode dar uma panorama para o empregador sobre como você resolve os problemas.
RESPOSTA: Cometi um erro em [descreva o erro], mas rapidamente tomei medidas para corrigi-lo e garanti que não acontecesse novamente, implementando [explique a solução].
11. Quais são suas expectativas salariais?
Cuidado para não criar uma situação desagradável com o empregador, portanto, não fantasie com uma remuneração improvável para o cargo que pretende disputar.
RESPOSTA: Estou aberto(a) a negociações baseadas no mercado e na política da empresa, mas espero uma remuneração compatível com minha experiência e habilidades.
12. Por que devemos contratá-lo?
Baseado em suas qualidades, formações, pontos fortes e fracos, demonstre de maneira breve o porquê você deve ser contratado pela empresa.
RESPOSTA: Tenho as habilidades necessárias para a vaga, uma forte vontade de aprender e contribuir, além de estar alinhado(a) com os valores e objetivos da empresa.
13. Quais são seus hobbies e interesses fora do trabalho?
Esse é o momento onde o recrutador quer conhecer você quando não está trabalhando, quais atividades costuma realizar no seu tempo disponível.
RESPOSTA: Gosto de [liste seus hobbies, como ler, praticar esportes ou viajar], o que me ajuda a relaxar e manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
14. O que te motiva no dia a dia profissional?
O recrutador quer saber o que te motiva a ser um profissional cada vez melhor e quais as suas ambições nesse meio.
RESPOSTA: Sou motivado(a) por desafios, por ver os resultados do meu trabalho e por contribuir para o crescimento da equipe e da empresa.
15. Como você lida com críticas construtivas?
Lembre-se da vez que seu antigo empregador fez uma crítica sobre seu projeto, apontando algumas melhorias e como você reagiu a isso.
RESPOSTA: Encaro críticas como uma oportunidade de aprendizado. Sempre analiso o feedback e busco implementá-lo para melhorar meu desempenho.
16. Que medidas você toma para se manter atualizado sobre a sua área?
Aponte as formas que você conhece novos cursos, formações e aprendizados da sua área, onde você se informa para adquirir novas habilidades.
RESPOSTA: Acompanho tendências por meio de cursos, workshops, leituras de artigos especializados e participando de eventos e comunidades da área.
17. Você tem alguma experiência liderando equipes?
Já liderou alguma equipe? Como foi essa experiência? Aponte as estratégias utilizadas.
RESPOSTA: Sim, tive a chance de liderar [descreva uma situação], onde desenvolvi habilidades de gestão e comunicação, garantindo que os objetivos fossem alcançados.
18. Qual sua maior conquista profissional até o momento?
Descreva seus grandes feitos profissionais do momento e como eles implicaram de maneira positiva na sua carreira.
RESPOSTA: Minha maior conquista foi [descreva a conquista], que trouxe resultados significativos e reforçou minha confiança profissional.
19. Como você decide prioridades entre diferentes tarefas?
Diga como define as prioridades para cada tarefa e como organiza de maneira eficiente.
RESPOSTA: Avalio a urgência e importância de cada tarefa, organizando-as de acordo com os prazos e objetivos estratégicos.
20. Você tem alguma pergunta para nós?
Aqui é o momento para perguntar sobre algumas das informações que não tem conhecimento sobre a empresa.
RESPOSTA: Gostaria de saber mais sobre a cultura da empresa e como ela incentiva o crescimento dos colaboradores.
Essas perguntas são comuns porque ajudam o recrutador a entender quem você é, como pensa e se você está alinhado aos valores e objetivos da empresa.
Dicas para ir bem na entrevista de emprego
Além de saber como responder às perguntas mais frequentes em entrevista de emprego, algumas dicas práticas podem ajudar você a causar uma excelente impressão:
Vista-se adequadamente
Pesquise sobre o dress code da empresa e escolha um traje que reflita profissionalismo e se adeque à cultura organizacional, lembre-se de que sua aparência comunica muito sobre você:
- Corte e penteie o cabelo
- Apare a sua barba (para homens)
- Utilize roupas formais, limpas, passadas e confortáveis
- Não abuse de maquiagem e acessórios
- Mantenha unhas cortadas e limpas
- Evite roupas com estampas ofensivas, camisetas de times, etc.
Seja pontual
Chegar atrasado pode criar uma impressão negativa logo de início, planeje-se para chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência.
Antecipe tanto a saída de casa quanto ao uso da condução, assim você evita possíveis problemas de atrasos.
Mostre entusiasmo
Demonstrar interesse pela vaga e pela empresa é fundamental, faça perguntas estratégicas sobre o negócio e os próximos passos do processo seletivo.
Tenha postura confiante
Mantenha contato visual, sorria e demonstre confiança sem parecer arrogante, pequenos gestos fazem a diferença.
Passe uma boa impressão, evite parecer nervoso, considere não:
- Ficar com os braços cruzados
- Segurar as mãos
- Chacoalhar os pés demasiadamente
- Gaguejar ao falar
- Demorar muito ao responder perguntas.
Prepare perguntas
Ter perguntas para o recrutador demonstra interesse e preparo, algo como “Quais são os próximos passos no processo seletivo?” ou “Como esta posição contribui para os objetivos da empresa?” pode ser muito valioso.
Tenha atenção, e EVITE as seguintes perguntas no início da entrevista:
- Qual é o salário? – Se o salário não foi informado no anúncio da vaga, aguarde o desenrolar da entrevista, o recrutador pode estar esperando o momento certo para informá-lo. Caso contrário espere e faça a pergunta no decorrer da entrevista.
- Quando serei pago? – Todo salário é pago geralmente após o quinto dia útil, a menos que a sua contratação seja diferente, não é necessário fazer essa pergunta. Se sim, aguarde o momento em que o recrutador falar sobre a remuneração
- Que horas termina a entrevista? – Essa pergunta pode indicar duas coisas para o recrutador: você está com pressa para um outra entrevista de emprego ou a oportunidade não está sendo do seu agrado. Evite essa pergunta a menos que tenha uma desculpa realmente necessária como no caso de uma consulta ou porque cuida de algum familiar
- Quais benefícios tenho direito? – Geralmente, os recrutadores informam os benefícios atrelados a vaga. Caso julgue necessário um benefício específico como “vale-transporte” notifique o recrutador.
Seja verdadeiro
Evite exageros ou respostas genéricas, a autenticidade é uma das qualidades mais valorizadas em entrevistas.
Agradeça pela oportunidade
No final da entrevista, agradeça ao entrevistador pelo tempo e pela oportunidade de participar do processo, uma boa impressão no fechamento da conversa pode marcar a diferença.
Seguindo essas dicas e estando preparado para as perguntas comuns, suas chances de êxito nas entrevistas aumentam consideravelmente.
Agora que você conhece as perguntas mais comuns em entrevista de emprego e tem dicas práticas em mãos, está pronto para encarar esse desafio com confiança!
Gostou das dicas? Não perca nossos outros conteúdos repletos de insights para impulsionar a sua carreira, explore mais em nosso site e prepare-se para transformar as próximas entrevistas em oportunidades concretas!

Equipe de redação oficial do Portal Jovem Aprendiz BR, o maior e mais completo site não oficial a respeito do programa Jovem Aprendiz no Brasil!


