Publicidade

Precisa saber mais informações sobre as renegociações FIES.

gerar currículo online

Muitos estudantes que não contam com possibilidades de pagar as suas mensalidades com os seus recursos próprios recorrem ao FIES.

Publicidade

Esta modalidade de empréstimo acaba contribuindo para que o aluno consiga concluir os seus estudos superiores e começar pagando após a formatura.

Como qualquer empréstimo, eventualmente pode surgir algum tipo de dificuldade que contribua com que seu orçamento fique comprometido.

Nesses casos é preciso fazer renegociações FIES, entenda melhor sobre esse recurso nesse artigo.

Renegociações FIES: Como funciona?

Os estudantes que contrataram Financiamento Estudantil conseguem as renegociações FIES.

É necessário que recorra a agentes financeiros do FIES, que podem ser encontrados na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil até o dia 31 de dezembro deste ano.

A renegociação é necessária apenas para contratos que foram assinados no final de 2017 e que estavam em amortização desde o dia 30 de dezembro de 2021.

Já que a data foi publicada com medida provisória a partir dos critérios iniciais do processo.

O passo a passo é bastante simples, o pedido de renegociação será realizado de forma digital.

Porém, no aplicativo do Banco do Brasil ou diretamente na agência é possível solucionar este tipo de problema.

Também através da Caixa Econômica Federal disponibiliza um aplicativo que permite que os beneficiários do programa entrem em contato para realizar uma renegociação.

Após escolher a opção de renegociação significa que seu contrato está apto para ser renegociado e deverá verificar a opção que melhor se enquadra no seu dia a dia.

Dentro do seu perfil e do seu orçamento, permitindo que fique completamente livre de dívidas com os seus estudos, e sem problemas com negativação de nome ou problemas em outras áreas da sua vida.

Confirme cita a Agência Brasil, mais de 163 mil pessoas aderiram a renegociação do FIES.

renegociações fies

Prazos e descontos

Os contratos que estavam com um período superior a 360 dias de atraso no pagamento até a data de publicação da medida provisória terão novos percentuais de desconto.

Se enquadram nessa condição e que estejam dentro do registro do Cadastro Único ou que tenham sido beneficiados pelo Auxílio Emergencial de 2021.

Aqueles alunos ou ex-alunos que se enquadram neste caso podem ter até 99% do valor consolidado da dívida, eliminando juros e multas.

Até o momento a data da última prestação prevista em contrato deve estar com um atraso superior a 5 anos.

O saldo restante pode ser amortizado em 15 parcelas mensais e sucessivas, deixando os endividados livres do problema sem grandes dores de cabeça.

Aqueles com atrasos superiores a 360 dias, com data de quitação a contrato inferior a 5 anos de atraso, o depósito é de 92% com o valor consolidado da dívida.

Os alunos também precisam fazer parte do Cadastro único e ter sido beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021, o prazo para pagamento será de 15 prestações.

Finalmente, em outros casos que também contam com mais de 360 dias de inadimplência os descontos vão até 77% do total.

Independente do pagamento pode ser feito à vista ou tem até 15 meses para completar de pagar a dívida.

Outra alteração que também interessa é a antecipação da dívida para aqueles que estão adimplentes com o programa, desejando amortizar o saldo remanescente de uma vez só, neste caso conta com 12% do valor principal.

Quem busca negociação em contratos com atraso de 90 e 360 dias não houve nenhum tipo de modificações nas regras.

O valor principal do valor em aberto pode ser parcelado sem nenhum problema em até 150 vezes, sempre com a isenção de juros e multas ou um desconto de 12% caso queira pagar à vista.

Caso você tenha um perfil como estes é importante que entre em contato quanto antes através de um dos meios indicados.

Acontece que por conta destas opções que favorecem, conseguirá ter uma excelente alternativa para seu bolso sem pesar no dia a dia.

Independentemente se for pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil, ambas alternativas funcionam excelentemente bem para eliminar este tipo de problema da sua vida e deixar o seu nome completamente limpo.

É fundamental que leve estes detalhes em consideração antes de ter problemas com atrasos novamente, certamente, conseguirá um bom valor nas renegociações FIES.

Veja mais artigos sobre o FIES e suas etapas no nosso site!

Publicidade

Clique para avaliar!

Compartilhe com seus amigos e familiares: