Publicidade

Quer saber mais informações sobre como funciona o Prouni?

O Prouni é um programa do Governo Federal que foi criado em 2004 e de lá pra cá mais de 2 milhões de estudantes foram contemplados com bolsas para ter acesso a universidades privadas.

Publicidade

Para conseguir uma bolsa, o candidato precisa fazer a prova do ENEM e alcançar a média exigida, hoje em dia existem alguns outros critérios como renda familiar e escolaridade.

Pensando em te ajudar a entender um pouco mais sobre o tema, preparamos esse artigo, onde vamos tirar algumas dúvidas sobre como funciona o Prouni, acompanhe a leitura para saber mais detalhes.

Como funciona o Prouni?

No próprio site que mostra como funciona o Prouni, o programa é destinado para pessoas que ainda não tenham formação em algum curso de nível superior e que tenham realizado a edição mais recente do ENEM e conseguido atingir pelo menos, 450 pontos na média das notas sem zerar a redação.


Se o estudante desejar concorrer à bolsa integral 100%, vai precisar comprovar que a renda bruta familiar é de até 1 salário mínimo e meio por pessoa.

Já para quem desejar a bolsa de 50%, a renda bruta familiar precisa ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Ainda segundo o site, o estudante precisa preencher pelo menos um dos critérios a seguir:

  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

A inscrição para concorrer ao Prouni é feita em uma só etapa de maneira gratuita e exclusivamente pelo site do Prouni.

Na inscrição o candidato deve escolher, de acordo com a sua preferência, duas opções de curso, turno e instituição de ensino, que se encaixem na bolsa disponibilizada para o seu perfil.

Até que o período de inscrição seja encerrado, o candidato poderá fazer alterações nas opções que deseja.

Apenas será válida a última alteração cadastrada, por isso é importante ter atenção nesse momento.

como funciona o prouni

Como a seleção do Prouni ocorre?

Depois que o prazo de inscrição se encerra, o sistema do Prouni faz a classificação dos candidatos levando em conta as escolhas que eles fizeram e as notas obtidas no ENEM.

Em seguida, é feita uma pré-seleção dos candidatos levando em conta apenas uma das opções de curso desejadas e respeitando o limite de bolsas disponíveis.

O processo seletivo ocorre em duas chamadas, em cada uma delas os candidatos vão ter que ir até a instituição de ensino, no prazo estipulado, para entregar os documentos que provam as informações fornecidas durante a inscrição.

Caso a instituição de ensino queira mais garantias para atestar a veracidade das informações fornecidas, terá direito a exigir dos estudantes outros documentos que julgar necessário.

Outra informação relevante, é que existe a possibilidade que a instituição de ensino faça um processo seletivo com os candidatos que foram pré-selecionados.

No momento da inscrição, o candidato já recebe esta informação.

Quando isso ocorre, as instituições têm até 24 horas após a divulgação dos resultados das chamadas para informar aos estudantes que eles precisarão passar por um processo seletivo que não pode ser mais exigente que os aplicados aos candidatos regulares.

Também, é importante destacar, que esse processo seletivo não pode ser acrescido de nenhuma taxa.

Caso o candidato não seja aprovado em nenhuma das duas chamadas, terá a opção de aguardar por possíveis vagas residuais, podendo assim apresentar os documentos de comprovação para poder ingressar no curso desejado.

Agora que você já está por dentro de todas as informações necessárias para entender como funciona o Prouni, pode se organizar caso queira se inscrever para o processo seletivo deste ano.

Gostou do texto? Então, aproveita e compartilha ele com quem você acha que também pode se interessar pelo tema.

Outros artigos sobre o Prouni estão aqui no nosso blog, venha conferir!

Publicidade

Clique para avaliar!

Compartilhe com seus amigos e familiares: