Publicidade

O CIEE MG é a consequência da junção de um grupo de empresários e educadores mineiros que se unificaram para incluir os estudantes ao mercado de trabalho.

Diante disso, durante o período de mais de quatro décadas contínuas em Minas Gerais, o CIEE chegou a encaminhar mais 500 milhões de estudantes para vagas de estágios nos ensinos médio, técnico ou superior e esse número aumenta cada vez mais.

Ao se passar alguns anos, a instituição aumentou o seu leque de oportunidades, por meio de lançamentos de outros programas.

Publicidade

Confira agora, todas as informações sobre os programas do CIEE MG e como participar deles.

CIEE MG: Como se inscrever?

Para se inscrever nas vagas ofertadas no site do CIEE MG, o estudante deverá cumprir com os requisitos que foram citados anteriormente, basta prosseguir com o processo descrito logo abaixo:


  1. Acesse o site do CIEE
  2. Ao rolar a página, encontre o quadro Estudante/Aprendiz e clique em Acessar
  3. Na tela seguinte, clique em Cadastre-se
  4. Na próxima página, Leia e concorde com os termos e condições e preencha as próximas etapas com os dados solicitados.

Para se inscrever, os jovens precisam residir nas cidades de Belo Horizonte, Varginha, Nanuque, Montes Claros, Sete Lagoas e Contagem que sejam matriculados e tenham frequência regular nas instituições de ensino.

No Programa Aprendiz Legal, os jovens precisam possuir entre 14 a 24 anos incompletos e sejam matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental ou Médio.

Um dos principais programas do CIEE é o Estágio, feito educativo escolar supervisionado desenvolvido no local de trabalho, que busca preparar estudantes para as primeiras atividades profissionais.

Para o estágio, os estudantes devem ter idade igual ou superior 16 anos e estejam cursando o Ensino Médio, Técnico ou Superior.

Além do programa citado acima, o CIEE trouxe o Programa Aprendiz Legal, consiste em disponibilizar formação profissional e cidadã aos jovens que são estudantes de toda Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Recentemente, essa associação formalizou o acordo de parceria com a Fundação Roberto Marinho, aderindo a metodologia do Programa Aprendiz Legal nas turmas que estão em formação pela instituição, possibilitando treinamento qualificado para a carreira profissional.

Em ambos os programas, não existe limite de idade para os estudantes com deficiência, desde que esteja corretamente matriculado na instituição de ensino.

O CIEE é uma associação civil privada, sem finalidade lucrativa e econômica.

Essa empresa é caracterizada como um meio de aproximar os jovens estudantes a vida profissional.

Com isso, essa instituição faz a aproximação entre estudantes e empregadores, fornecendo a melhor adaptação nas diversas áreas do mercado de trabalho.

Sendo assim, está entre as melhores opções de o estudante conseguir a primeira oportunidade de emprego.

O CIEE surgiu no ano de 1964, porém desde então, vem aumentado cada vez mais as suas parcerias.

Visando cada vez mais promover várias oportunidades e qualificações para as pessoas que se encontram na situação de estudante e precisam trabalhar.

ciee mg

Quais são os direitos do estagiário?

Além das obrigações, um estagiário tem direito aos benefícios:

  • Remuneração: ao ser contratado pelo programa de estágio, o estudante possui o direito de receber a remuneração salarial e o vale-transporte. Não possui valor determinado, porém, deve ser acordado e fixado no Termo de Compromisso de estágio
  • Seguro contra acidentes pessoais: segundo a determinação legal, a empresa contratante deve oferecer um seguro para os estagiários. Esse seguro precisará cobrir acidentes pessoais, morte ou invalidez permanente durante a permanência do contrato com o estudante e o valor deve ser compatível com o preço do mercado
  • Férias: o estagiário terá direito a um recesso de 30 dias após cada 12 meses trabalhados. Essas férias também podem ser proporcionais quando se tratar de um estágio com duração inferior a um ano, podendo acontecer preferencialmente, durante as férias escolares
  • Carga horária: a carga horária trabalhista do estagiário poderá ter duração máxima de 6 horas diárias e 30 semanais, tanto para estudantes de nível superior quanto para do ensino médio e também deve ser acordado no Termo de Compromisso de estágio. Todavia, esse prazo pode se estender até 8 horas diárias e 40 horas por semana, quando o curso alterna por teoria e prática, desde que seja previsto no projeto pedagógico da instituição de ensino
  • Duração do Estágio: o contrato de estágio terá duração máxima de dois anos com a mesma empresa contratante, mas, caso os estagiários com deficiência podem ter o contrato renovado por mais um período superior.

Se inscreve e confira as vantagens de participar do CIEE MG!

Gostou deste artigo? Encontre outros assim como esse, aqui no nosso blog!

Publicidade

Clique para avaliar!

Compartilhe com seus amigos e familiares: