CIEE Jovem Aprendiz – é o Centro de Integração Empresa-Escola, é uma associação filantrópica que trata de encaminhar o jovem que está em busca de uma colocação.

Publicidade

Para isso, o CIEE oferece cursos profissionalizantes de forma gratuita. Também encaminham para vagas de emprego pessoas que estejam estudando, em qualquer dos níveis de ensino, superior, médio ou fundamental, garantindo que todos os direitos do trabalhador, independentemente de que tipo de contratação seja.

Nesse sentido, o cadastro no Centro de Integração Empresa-Escola poderá lhe auxiliar na concretização do que é almejado, encaminhando, em caso de vaga, de acordo com suas habilidades, talentos e aptidões àquela que pode ser, além da primeira, a vaga profissional de sua vida.

Publicidade

E foi pensando nisso que preparamos este artigo a você. Abaixo você vai conferir várias informações importantes sobre o programa CIEE e o Jovem Aprendiz. Prossiga acompanhando para saber mais e boa leitura!

Participe do Jovem Aprendiz CIEE

Jovens que estão buscando uma oportunidade de começar no mercado de trabalho precisam conhecer o programa de Jovem Aprendiz CIEE.

O projeto sempre tem vagas abertas em vários locais. E o melhor: as vagas são direcionadas somente a jovens que querem entrar no mercado profissional.


Afinal, está cada vez mais difícil conseguir o primeiro emprego, com empresas cada vez mais exigentes. Com o programa Jovem Aprendiz CIEE, o jovem já se capacita, facilitando sua entrada no mercado de trabalho quando ele terminar os estudos no Ensino Médio.

Qual a metodologia usada no programa Jovem Aprendiz CIEE?

De acordo com a Lei da Aprendizagem, empresas de médio e grande porte precisam contratar jovens ao cargo de aprendiz/estagiário.

Além da contratação desses jovens, as empresas precisam oferecer treinamentos de capacitação profissional e acompanhar essas atividades.

O CIEE, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, dispõe do Programa Aprendiz Legal. O programa funciona assim: o CIEE oferece os conhecimentos teóricos, enquanto a Fundação oferece os materiais didáticos, educadores e metodologia pedagógica.

O principal objetivo do programa Aprendiz Legal é formar jovens, a fim de que eles desenvolvam suas habilidades no mercado de trabalho. O material didático conta com atividades desafiadoras visando preparar esses profissionais.

Os jovens irão participar de encontros ativos, como oficinas, com conteúdo programáticos e contextuais. Tudo isso para que eles se capacitem e estejam preparados a fim de enfrentar o ambiente profissional.

Requisitos para participar do programa Jovem Aprendiz CIEE

Para ser um Jovem Aprendiz CIEE, é preciso que o participante preencha alguns requisitos obrigatórios. Abaixo você conhece quais são eles:

  • O jovem precisa ter idade entre 14 anos e 24 anos;
  • O jovem precisa ser estudante e possuir uma boa frequência escolar;
  • O jovem precisa ser estudante ou precisa ter concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio;
  • O jovem precisa ter disponibilidade de cumprir suas atividades durante um período de 4 horas ou 6 horas diárias.

Quais são os benefícios pagos aos jovens que participam do programa Jovem Aprendiz CIEE?

O jovem que se candidatar a uma vaga no programa Jovem Aprendiz CIEE receberá, obrigatoriamente, alguns benefícios. Abaixo você confere quais são eles:

  • Salário mínimo ou compatível com a função;
  • FGTS;
  • Férias remuneradas e coincidentes com as férias escolares;
  • Vale-transporte;
  • Contrato com duração de até 24 meses.

As empresas estão sujeitas ainda a um recolhimento de alíquota de 2% sobre os valores de remuneração de cada jovem. Isso também vale para as gratificações, e crédito na conta vinculada ao FGTS.

Vale ressaltar ainda que a contribuição ao INSS é obrigatório. Dessa forma, o aprendiz se torna um segurado-empregado. Além disso, não é necessário que a política de benefícios da empresa seja estendida aos aprendizes.

Ela deverá ser estendida somente se houver previsão expressa nos acordos ou convenções coletivas. Também pode ser estendida caso o empregador considere necessário, ficando assim, a critério dele estender esses benefícios ou não.

Como é feita a seleção dos jovens aprendizes que participam do Programa?

A instituição parceira seleciona, no mínimo, 3 jovens de acordo com o perfil solicitado pela empresa.

É considerado os locais onde o jovem mora e estuda buscando que o seu deslocamento seja facilitado. Isso vale, principalmente, às grandes cidades.

Os perfis selecionados são enviados para as empresas. O processo de seleção é finalizado de acordo com a seleção e a escolha feita pela empresa.

Cursos que são oferecidos ao Jovem Aprendiz CIEE

Existem alguns cursos que são oferecidos para o participante do Jovem Aprendiz CIEE. Esses cursos servem, com exclusividade, para a formação profissional do jovem.

Abaixo você confere alguns exemplos visando compreender melhor:

  • Auxiliar de alimentação
  • Comércio e varejo
  • Logística
  • Ocupações administrativas
  • Operador de microcomputador
  • Ocupações administrativas
  • Arco bancário adolescente
  • Auxiliar de produção

Como fazer para participar do programa Jovem Aprendiz CIEE?

A inscrição a fim de participar do programa Jovem Aprendiz CIEE pode ser realizada de duas formas. A primeira delas é indo até uma unidade do CIEE. Existem unidades espalhadas por todo o Brasil.

No local, você deverá pegar uma senha e preencher uma ficha para realizar o seu cadastro. Mas, se você não quiser se deslocar, você também pode fazer a sua inscrição pela internet, pelo site do CIEE.

Passo a Passo da Inscrição Jovem Aprendiz CIEE

Abaixo você confere o passo a passo para fazer a sua inscrição para o programa Jovem Aprendiz CIEE pela internet:

  1. Acesse o site do CIEE;
  2. Role a página até encontrar a opção “Estudantes”. Clique no local indicado para que você faça o cadastro do seu currículo;
  3. Depois que o cadastro for realizado, de tempos em tempos, você receberá e-mails com as vagas em aberto nas empresas parceiras do projeto;
  4. Você também pode escolher a qual vaga deseja se candidatar para participar do processo seletivo.

Caso você seja selecionado, você participará de uma entrevista junto com outros candidatos.

Depois que o jovem passa em uma seleção, o CIEE oferece uma Declaração de Matrícula para comprovar que o participante está no Programa de Aprendizagem.

ciee jovem aprendiz

Centro de Integração Empresa-Escola: há quase 50 anos

Em qualquer época do ano ou do estado em que se encontra a economia, a primeira vaga de emprego para qualquer pessoa é bem difícil, pesada, e, em alguns casos, acaba desinteressar o candidato.

O programa do Centro de Integração Empresa-Escola entrega ao jovem a chance do acesso à tão desejada vaga de emprego, dando ao jovem a capacitação profissional de que precisa.

A empresa vem, há quase 50 anos, nesse esforço de colocar o jovem no mercado de trabalho, promovendo o trabalho, estudo de qualidade de forma gratuita e o ingresso a uma vida mais digna, além de possibilitar o surgimento de bons e, em alguns casos, excelentes profissionais.

A instituição CIEE

O CIEE é uma agremiação sem fins lucrativos, privado, sendo uma organização que pratica a beneficência e a assistência social, proporcionando aos jovens de baixa renda a formação integral e possibilitando a inserção no disputado mercado de trabalho atual através de qualificação, ministrando cursos, qualificações, estágios e outras formas de acesso ao conhecimento específico e qualificado.

Como eu faço para me inscrever?

Para se matricular e ingressar, o jovem deve acessar o endereço eletrônico do CIEE, e escolher seu estado e gerência a qual pertence seu município, e seu perfil. Em seguida, forneça suas informações pessoais. Acesse aqui o site da CIEE: acesse aqui

Eu posso participar das vagas no CIEE?

O CIEE tem um público bem definido. São jovens de famílias carentes financeiramente, provenientes de escolas públicas, e que normalmente, não teriam possibilidades de acesso a um ensino profissionalizante de qualidade para se capacitarem e, consequentemente, atenderem aos requisitos exigidos pelo cada vez mais disputado mercado de trabalho.

Veja também como conseguir uma carreira profissional com o Jovem Aprendiz!

Vagas Abertas - Jovem Aprendiz CIEE

Vejas as últimas vagas disponíveis!

Como funciona o sistema?

O CIEE assessora as empresas, na admissão dos jovens que atuarão como aprendizes, fornecendo o conhecimento necessário ao desempenho da função, avaliando periodicamente, prestando assistência ao gestor da empresa e junto à família. Como instituição de ensino, acompanha o comportamento acadêmico e fornece a devida certificação profissional ao jovem.

IMPORTANTE! O CIEE é totalmente gratuito!

Devido ao fato do Centro de Integração Empresa-Escola ser uma instituição sem fins lucrativos, todo o programa, o encaminhamento às empresas empregadoras parceiras da instituição, a disponibilização dos cursos e o fornecimento do material utilizado nas aulas teóricas não há custo nenhum ao jovem candidato à vaga de trabalho.

Devido à faixa etária permitida no ingresso em programas de aprendizagem como o CIEE, as portas para o mercado de trabalho a quem tem conhecimento, e não somente um subemprego, se abrem a uma grande parte da população que, de outra forma, viveria às margens dos benefícios de um emprego digno, se não contassem com o auxílio de programas como o do CIEE.

Espero que você tenha entendido como funciona o programa Jovem Aprendiz CIEE. Se você se interessou, não perca tempo e faça a sua inscrição hoje mesmo!

O que achou deste conteúdo/vaga de emprego?

Clique para avaliar!

Publicidade