Publicidade

É comumente que a maioria dos jovens não possuam experiências logo no início da vida profissional ou não tenham ideia de como ingressar no mundo do trabalho, para isso que existe o CIEE vagas para aprendizes.

O CIEE apresenta aos jovens, possibilidades de ingressarem no mercado de trabalho, exercendo diversas funções profissionais, e assim prosperando a sua realidade socioeconômica e também do seu grupo familiar.

Publicidade

Então descubra mais informações sobre como funciona e quais são as opções de CIEE vagas disponíveis.

CIEE vagas disponíveis: Como participar?

Com várias parcerias de empresas públicas e privadas, o CIEE vagas de emprego e cursos é de modo totalmente gratuito.

Existem milhares de empresas cadastradas em todo o Brasil, gerando muitas oportunidades que podem ser ocupadas por jovens e adultos.


Para participar é bem simples, o interessado precisará:

  1. Realizar sua inscrição no próprio site do CIEE do seu estado
  2. Identificar qual o seu perfil (estudante)
  3. Preencher corretamente todos os campos com os dados solicitados
  4. Ao finalizar o cadastro, o jovem deverá acessar o Portal do CIEE para verificar a disponibilidade de estágios que correspondem ao seu perfil.

Recomenda-se acessar o site diariamente, pois, as vagas são atualizadas constantemente.

Estudantes com idade igual ou superior a 16 anos podem se tornar estagiários, desde que estejam matriculados corretamente e possuam frequência regular em instituições de ensino:

  • Ensino médio
  • Educação profissional de nível médio
  • Educação profissional de nível superior
  • Educação superior
  • Pós-graduação
  • Educação especial.

As modalidades de estágio do CIEE são:

  • Estágios curriculares não obrigatórios: não são obrigatórios pelo fato de não estarem inclusos na matriz curricular do curso escolhido. Contudo, contribui e aperfeiçoa a formação profissional do estudante
  • Estágios curriculares obrigatórios: neste caso existe a obrigatoriedade pelo fato de que está na matriz curricular do curso, contando como método avaliativo e carga horária para concluir a formação do estudante.

A carga horária é relativa aos cursos que alternam entre a teoria e a prática, nos momentos de aulas presenciais os estagiários podem ter jornada de até 40 horas semanais, desde que seja previsto na matriz curricular do curso e seja compatível com as atividades acadêmicas.

Contudo, é mais comum que os estágios tenham a carga horária de:

  • 4 horas diárias e 20 horas semanais, para estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, no modo profissional de educação de jovens e adultos
  • 6 horas diárias e 30 horas semanais, aos estudantes estagiários do ensino superior, da educação profissional de nível médio ou do ensino médio regular.

ciee vagas

Outros programas do CIEE

Os programas funcionam por meio de parcerias com diversas empresas, órgãos públicos e Instituições de ensino, que trazem oportunidades com finalidade em agregar valor à formação profissional de jovens que buscam adentrar e se qualificar no mundo do trabalho.

Sendo um pouco mais claro, o CIEE possui como propósito, auxiliar jovens estudantes a idealizar sua carreira profissional através da inclusão juvenil do mundo do trabalho, criando novos planos e sonhos de um futuro profissional.

Existindo outros programas além do estágio do CIEE, veja quais são:

  • Programa de Oficinas Socioeducativas: este programa funciona através de oficinas direcionadas à qualificação dos estudantes, com o intuito de conhecerem suas habilidades, dificuldades e entender quais as exigências do mercado de trabalho. Para fazer parte deste programa é necessário que o jovem possua vontade de ser inserido no mundo do trabalho e ter idade a partir de 14 anos
  • Programa de Iniciação ao Trabalho: fazer parte deste grupo, é necessário que o jovem esteja matriculado com frequência regular em uma instituição de ensino da rede pública ou privada, do nível médio, técnico profissional, superior ou educação especial e possua a idade a partir de 14 anos
  • Programa CIEE Aprendiz: para integrar-se ao programa, é recomendado que tenha entre 14 e 24 anos, estar matriculado com frequência regular em instituições de ensino ou já ter completado o ensino médio (pessoas com deficiência com qualquer idade podem fazer parte do programa).

Então, não perca mais tempo, faça o seu cadastro no CIEE vagas, fique por dentro das vagas de estágios e dê um passo à frente na sua carreira profissional.

Acompanhe mais informações sobre esse assunto no nosso blog!

Publicidade

Clique para avaliar!

Compartilhe com seus amigos e familiares: