Já estão abertas as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz Correios 2018. Ao todo, são 4.983 vagas disponíveis. Os correios lançaram uma prorrogação das vagas em uma segunda chamada, visando completar todas as vagas remanescentes. As vagas estão disponíveis em todo território nacional, além da formação de um cadastro reserva.

Publicidade

O período para se inscrever vai até o dia 29 de maio, que foi até o dia 11 de junho porém de acordo com últimas notícias as inscrições estão reabertas até o dia 28 de Junho de 2018! Informação oficial dos correios. Confira ao fim da matéria onde fazer sua inscrição!

Atualização do edital com a prorrogação dos Correios

  • O site dos correios continua a receber inscrições até o dia 11 de junho (11/06/2018) para completar as vagas remanescentes.
  • Aos que se inscreveram até o dia de 29 de maio, ao qual foi definida a primeira data, basta aguardar pois seu cadastro foi confirmado.
  • Nova chamada dos correios para as inscrições que vão, agora, até o dia 28 de Junho deste ano!

Quem perdeu a chance, agora é a hora de finalizar seu cadastro e participar do Jovem Aprendiz Correios em 2018!

Publicidade

A seleção acontece de forma simples, realizada através da comprovação de requisitos referentes à renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais, a partir de uma pontuação detalhada no edital.

Após o processo seletivo, o jovem aprendiz cumprirá jornada de 20 horas semanais, que serão distribuídas de segunda à sexta-feira, durante os 12 meses de contrato.

No entanto, se faz necessário conciliar a fase teórica do curso de aprendizagem de assistente administrativo, em uma unidade do SENAI e a fase prática nos Correios.


Os participantes do programa na empresa terão direito ao salário de R$ 448,46, vale transporte e vale refeição ou alimentação.

Veja também: Qual o salário do Jovem Aprendiz no Brasil

O que é o Programa Jovem Aprendiz?

O Programa Jovem Aprendiz é um projeto do Governo Federal e foi criado por meio da Lei da Aprendizagem – Lei 10.097/00 – visando à capacitação profissional de adolescentes e jovens do Brasil. O processo envolve grandes empresas do país, responsáveis por designar às oportunidades.

Publicidade

O Programa envolve curso de aprendizagem gratuito, com duração de até dois anos.  Durante este período, o jovem aprendiz receberá aprendizagem teórica (em sala de aula), e ensinamentos práticos, que acontece na empresa contratante.

Durante o período de contrato, o jovem aprendiz recebe capacitação com o objetivo de aprimorar as habilidades em sua área de atuação dentro da empresa. Portanto, ele terá a chance de vivenciar a rotina de trabalho e, ao mesmo tempo, absorver os ensinamentos da profissão.

Confira esta vaga: Jovem Aprendiz SBT 2018 com vagas abertas!

Quem pode participar do Programa Jovem Aprendiz Correios 2018

Para participar do Programa Jovem Aprendiz Correios 2018 é preciso apresentar os seguintes requisitos (veja a Lei da Aprendizagem):

  • Ter entre 14 e 22 anos – exceto se pessoa com deficiência, que não tem limite de idade;
  • É necessário estar matriculado e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental;
  • Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira e morar há pelo menos 15 anos no Brasil. Não ter condenação penal e frequentar a escola regularmente;
  • Não ter sido contratado anteriormente como Jovem Aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com a empresa;
  • Não haver concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto no Programa de Aprendizagem;
  • Ter disponibilidade de horário para realizar a jornada de aprendizagem;
  • Aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética e Normas de Conduta dos Correios e os demais regulamentos da Empresa;
  • Comprovar que possuí a faixa etária informada na hora da inscrição;
  • Possuir noções básicas de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet.

Vagas para o Jovem Aprendiz Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) acaba de lançar o edital nº 31/2018, que visa preencher mais de 4.000 vagas de Jovem Aprendiz, além de fornecer formação na área administrativa. As inscrições para o Programa são gratuitas e estão abertas até 29 de maio de 2018.

O critério de seleção dos Aprendizes é composto por quatro etapas: inscrição (classificatório); comprovação de requisitos (eliminatório); exames médicos pré-contrato (eliminatório); e contratação. O resultado final será divulgado no site dos Correios em até 60 dias após o encerramento das inscrições.

O salário-base oferecido aos Jovens Aprendizes, de acordo com os serviços prestação é de R$ 448,46, e está sujeito a alteração. Além disso, o funcionário receberá vale-transporte compartilhado, vale-refeição ou alimentação e uniforme.

Como me inscrever no Programa Jovem Aprendiz dos Correios

O aluno que pretende realizar a inscrição para o Programa Jovem Aprendiz dos Correios, deve se atentar ao prazo de encerramento, que é no dia 29 de maio. Vale lembrar que a inscrição é gratuita e deve ser feita no próprio site dos Correios.  Para conferir a distribuição das vagas clique aqui.

O processo seletivo terá um ano de validade, contado a partir da data de sua homologação.

Estou no site dos Correios, o que eu faço?

  • Primeiramente, se você tem um cadastro no site dos Correios basta:
    • Clicar no link informado e clicar em “Inscreva-se aqui”;
    • Na sequência “Ficha de inscrição”.
  • Caso você não tenha um cadastro no site você precisa acessar: http://www2.correios.com.br/institucional/concursos/inscricaoaprendiz/dsp/dsptermoCompromisso.cfm
    • Clicar para aceitar os termos de inscrição;
    • Preencher com seus dados pessoais e finalizar o cadastro.

O atual código da inscrição aberta é o CS-31/18. No próprio site dos correios você pode acompanhar a sua inscrição, além de ver futuras inscrições e editais de concursos abertos!

Qual a importância de ser um Jovem Aprendiz

São inúmeras as oportunidades que um Jovem Aprendiz pode ter ao longo de seu contrato. Uma delas é ingressar no mercado de trabalho e absorver todo o conhecimento sobre sua possível futura profissão. A finalidade do Programa é justamente oferecer e promover inclusão social por meio de uma qualificação profissional adequada.

Além disso, aprender uma sobre uma nova profissão é uma excelente chance de iniciar carreira após encerrar o ensino médio.

Alguns jovens acreditam que ser participar do Programa Jovem Aprendiz fará com que eles sejam alvo de exploração e humilhação. No entanto, a maioria não sabe a importância que é ser um jovem aprendiz, tanto para a carreira profissional, quanto para o currículo. Um caso interessante para ser lembrado é o do atual presidente do Banco do Brasil Paulo Cafarelli, que iniciou a carreira como no mesmo banco como menor aprendiz.

Obviamente, um jovem aprendiz não inicia em uma empresa ocupando cargos excelentes, mas uma coisa é certa: é preciso batalhar, estudar e ter foco para conseguir chegar aonde Cafarelli chegou. Portanto, se você acredita que fazer parte do Programa Jovem Aprendiz é perda de tempo, melhor dar meia volta em questão a isso.

Para iniciar uma carreira de sucesso, no início, não pense que está ganhando pouco dinheiro, acredite que está na empresa para aprender coisas novas, fazer amigos e escrever as primeiras experiências em seu currículo.

Indicamos uma matéria exclusiva (externa)Como fazer um currículo TOP em menos de 3 minutos!

Entretanto, mesmo não sendo algo que sempre acontece, no término de contrato do jovem aprendiz, algumas empresas se dispõem a contratar. Isso acontece com jovens que se disponibilizam a vestir a camisa da empresa, que trabalham com raça, força de vontade e dedicação. Dessa maneira, o Programa Jovem Aprendiz se torna a oportunidade necessária para crescer profissionalmente dentro da empresa.

Em resumo, ser um jovem aprendiz nos correios proporciona grandes experiências para a vida de quem inicia no mercado de trabalho. Sendo assim, possuir em seu currículo a experiência adquirida por meio do projeto, auxilia não só nas possíveis futuras contratações, mas, sim, no caráter e posicionamento profissional do cidadão.

Inscrições Jovem Aprendiz Correios 2018

Clique no botão abaixo e siga o tutorial informado acima! Ou indo diretamente em “Inscreva-se” caso já tenha um cadastro no site dos correios!

Clique para avaliar!