E chegou o tão esperado momento de consultar seu resultado ENCCEJA, e assim finalmente descobrir como foi no exame!

Publicidade

O Encceja é uma grande possibilidade de lhe ajudar a finalizar seus estudos. Confira abaixo, como funciona esta prova e aprenda a consultar sua nota.

Você sabe o que é o Encceja?

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Publicidade

Ele tem, por objetivo, sobretudo, de certificar aqueles que ainda não possuem diploma do Ensino Fundamental ou Ensino Médio através de uma prova, e que agora querem recuperar o tempo perdido.

A prova do Ensino Fundamental é composta pelas matérias de Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Educação Física, Artes e Redação. É necessário também que o candidato tenha, no mínimo, 15 anos de idade.

Já a prova do Ensino Médio contém Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos, e Redação. Aqui, o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos de idade.


O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) havia informado que os resultados sairiam em dezembro de 2019, agora é só aguardar!

Visando obter o certificado, o candidato deve ter tirado ao menos 100 pontos em cada matéria, e 10 pontos mínimos na redação.

Resultado ENCCEJA - Consulta

Como pegar o meu Resultado ENCCEJA?

Para você que realizou o Encceja 2019, o resultado será logo liberado. Mas, a fim de adiantar, nós já vamos lhe ensinar com consultá-lo.

Basta acessar a página do participante do Encceja e fazer login com seu CPF e senha previamente cadastrada no momento de sua inscrição.

Quando a página abrir,  escolherá o ano de sua participação no Exame. Basta clicar e você poderá ver a nota de seu desempenho na prova.

Você ainda pode conferir o gabarito completo da prova Encceja aqui!

Certificado de Conclusão

Com a liberação do resultado, vem a procura pelo certificado.

Se você já teve acesso ao seu boletim de desempenho, deve, primeiramente, imprimi-lo. Em seguida, basta se dirigir com ele a uma instituição certificadora listada no edital da prova, podendo ser uma Secretaria Estadual de Educação, ou Instituto Federal de Educação Tecnológica.

Informe-se a respeito dos prazos para emissão do certificado da instituição que você irá, pois cada uma tem o seu prazo diferente das outras.

E agora? O que fazer com o meu Resultado do ENCCEJA?

Bom, você lutou muito pra chegar até aqui, não é mesmo? Agora, é só dar asas aos seus sonhos!

Tendo consultado seu resultado do Encceja, terá acesso ao certificado de conclusão, a partir daí:

  • Com o certificado do Ensino Fundamental em mãos, você deve seguir os seus estudos e ir para o Ensino Médio.
  • Com o certificado do Ensino Médio nas mãos, já pode se inscrever em vestibulares e cursar a sua faculdade!

Escolha a profissão que deseja ter, e assim saberá o curso que precisará fazer. Lembre-se de procurar por instituições cadastradas pelo MEC.

E então, estude! Você não chegou até aqui a toa!

Você também estará apto a se inscrever no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para poder concorrer a uma vaga no SISU (Sistema de Seleção Unificada), que oferece mais de 300 mil vagas por ano em universidades públicas. Ou ainda, PROUNI (Programa Universidade Para Todos), e concorrer a uma das mais de 400 mil vagas disponíveis em diversos cursos.

Além dessas opções, tem o FIES (Financiamento Estudantil), que para participar, é necessário fazer o ENEM.

Como viu, são muitas opções para que continue atrás de seus sonhos. Portanto, não desista! Boa sorte!

Agora que você concluiu seus estudos, pode procurar um emprego melhor! Confira as vagas abertas aqui!

Clique para avaliar!

Publicidade