Um dos processos mais esperados para os candidatos que realizam a prova do Exame Nacional do Ensino Médio é o resultado ENEM 2019.

Publicidade

Quando o resultado é divulgado, os estudantes ficam sabendo se as notas são suficientes visando entrar no curso desejado.

O resultado do ENEM é divulgado no site do INEP, isto é, no mesmo site onde o estudante realiza a inscrição.

Publicidade

É tanto que no momento da divulgação, é comum que a página fique congestionada uma vez que são vários candidatos olhando o resultado ao mesmo tempo.

Abaixo você vai conferir algumas dicas sobre o resultado ENEM 2019, assim como tudo o que precisa fazer a fim de consultar o resultado da prova.

Prossiga acompanhando o artigo para saber mais e boa leitura!


Todavia, caso ainda não tenha concluído o ensino fundamental ou médio, você pode tirar o certificado pelo Encceja, confira aqui!

ENEM 2019

O ENEM acontece todos os anos e costuma reunir vários participantes de todo o Brasil. Diversos jovens e adultos realizam a prova na expectativa de conseguir uma vaga para entrar no ensino superior, em uma universidade pública ou privada.

Quando as notas são divulgadas, vários estudantes acessam o site do INEP para conferir como se saíram no exame.

E sabe o que é bem legal? Você consegue acessar todos os resultados dos exames que realizou a partir do ano de 2012.

Por meio do resultado do ENEM, os estudantes podem ingressar em uma universidade pública ou até mesmo em uma particular, conseguindo bolsas de estudo ou descontos.

Resultado ENEM 2019

Quando sai o resultado do ENEM?

A data exata da divulgação do resultado do ENEM 2019 ainda não foi divulgada. O que se sabe é que os resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020. Já os resultados individuais dos treineiros será divulgada em março de 2020.

Basicamente, o resultado ocorre dentro de 30 a 60 dias após a realização das provas. Para que você não perca o resultado, é fundamental que fique de olho nas notícias na internet e nos jornais buscando não perder a divulgação do resultado.

Porém, alguns dias depois da realização das provas, o candidato pode acompanhar o gabarito divulgado pelo INEP. Dessa forma, ele tem como saber o seu resultado, com base nas respostas acertadas.

Mas, para que isso aconteça, é importante que o participante leve o caderno de respostas que só é liberado faltando 1 hora antes da prova acabar. Além disso, é importante ressaltar que esse resultado é apenas uma base, não o oficial.

Apenas com o resultado do ENEM oficial, o candidato saberá se foi bem ou não na prova.

Você ainda pode consultar o Gabarito Oficial do ENEM aqui!

Como consultar o resultado do ENEM 2019?

É preciso que o candidato acesse a página do participante para que ele realize a consulta do resultado do ENEM.

Você deve inserir as suas informações de login para entrar no portal. Abaixo mostramos um passo a passo bem didático a fim de que entenda como fazer:

  1. O primeiro passo é acessar a Página do Participante, no portal do INEP. Depois que a página carregar, você deve clicar em “Página do Participante”.
  2. O segundo passo é informar o seu CPF e a senha que você criou no momento que fez a sua inscrição do ENEM. Clique na imagem correspondente, preencha todos os campos e clique em “enviar”.
  3. E prontinho. Você poderá visualizar o resultado do ENEM e saber o seu desempenho. Na página, você encontrará todas as suas notas das disciplinas do ENEM, assim como também o resultado da redação.

Inclusive, como falamos anteriormente, você consegue acompanhar os resultados das provas anteriores, do ano de 2012 até o momento.

Espero que você tenha entendido a melhor forma de acompanhar o resultado do ENEM 2019. Agora é só estudar e fazer uma boa prova e conseguir entrar no ensino superior.

O ENEM 2019, pode ser sua porta de entrada no ensino superior! Tanto pelo Prouni, quanto pelo SISU, não deixe esta oportunidade passar!

Clique para avaliar!

Publicidade