Quer saber como fazer a inscrição no Jovem Aprendiz, a fim de concorrer a centenas de vagas de emprego em 2019? Então, fique com a gente, pois vamos explicar tudo o que você precisa saber buscando aproveitar essa oportunidade!

Publicidade

Assim, ao ser contratado como aprendiz, você terá um emprego de carteira assinada, com todos os direitos trabalhistas e jornada de trabalho reduzida. Também receberá formação profissional durante a vigência do contrato, que pode ser de até dois anos.

O foco do programa é justamente facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, logo, não é preciso ter experiência para concorrer às vagas.

Acompanhe o artigo e tenha todas as informações sobre como fazer a inscrição no Jovem Aprendiz 2019, as regras do programa e instituições participantes!

Publicidade

Inscrição Jovem Aprendiz

Em primeiro lugar, você deve saber que não existe uma inscrição única do Jovem Aprendiz, que permita concorrer a todas as vagas abertas em 2019.

Então, quem tem interesse em participar do programa e cumpre os pré-requisitos exigidos pode:

  • Conferir as vagas que estão abertas clicando aqui.
  • Fazer a inscrição nos sites das empresas que oferecem oportunidades de Jovem Aprendiz.
  • Entregar o currículo pessoalmente nas empresas.
  • Providenciar a inscrição em instituições que atuam como parceiras das empresas nos processos de contratação de aprendizes ( CIEE e algumas ONGs).

O programa Jovem Aprendiz é baseado na lei 10097/2000 (Lei da Aprendizagem). De acordo com a legislação, todas as empresas de médio e grande porte devem ter em seus quadros de funcionários de 5 a 15% de aprendizes, por estabelecimento.


No próximo tópico já vamos explicar quais os requisitos para ser um aprendiz.

Mas, voltando à questão da lei, cada empresa pode ter um processo seletivo próprio voltado à contratação de aprendizes, desde que respeite as regras gerais do programa.

Requisitos para participar do Jovem Aprendiz 2019

Os pré-requisitos para concorrer a uma vaga de Jovem Aprendiz em 2019 são:

  • Ter entre 14 e 24 anos. Exceto pessoas com deficiência, as quais não existe limite máximo de idade (conforme o decreto 9579/2018).
  • Estar frequentando a escola, caso não tenha terminado o ensino fundamental.

Vale dizer que esses são os únicos pré-requisitos que a lei estabelece. Porém, as empresas podem exigir que o jovem tenha concluído o ensino fundamental ou médio. Em alguns casos, até pessoas que já estão na faculdade podem concorrer às vagas.

Algumas empresas priorizam ainda membros de famílias de baixa renda e estudantes de escolas públicas na hora de contratar aprendizes.

Mas isso não é uma regra geral! Então, se você se encaixa nos requisitos mínimos, fazendo a inscrição, tem chance de conseguir um emprego de Jovem Aprendiz.

Jovem Aprendiz Cadastro

Conforme explicamos, não existe um cadastro único do programa Jovem Aprendiz. Porém, você, pode se cadastrar em instituições que têm parcerias com empresas que oferecem vagas desse tipo:

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

O CIEE é uma associação sem fins lucrativos que mantém diferentes programas voltados à inserção de jovens no mercado de trabalho. Entre os quais o Jovem Aprendiz, Aprendiz Legal e estágios.

E como várias empresas que contratam aprendizes mantêm parcerias com essa instituição, vale a pena fazer sua inscrição.

Espro – Ensino Social Profissionalizante

O Espro é uma organização sem fins lucrativos voltada a jovens em situação de vulnerabilidade social e estudantes de escolas públicas.

Oferece cursos de capacitação gratuitos e possui parcerias com várias empresas que possuem programas de aprendizagem.

ISBET – Instituto Brasileiro Pró-educação, Trabalho e Desenvolvimento

Instituição sem fins lucrativo que faz a integração entre jovens em busca do primeiro emprego e empresas que mantêm programas de aprendizagem.

Os candidatos às vagas de Jovem Aprendiz devem estar cursando ou já terem concluído o ensino médio. Para participar é muito simples, basta acessar o site da ISBET e cadastrar seu currículo para realizar a inscrição.

Documentos necessários

Se você deseja ser contratado como Jovem Aprendiz, os documentos básicos a serem apresentados na empresa são:

  • Carteira de Trabalho.
  • Identidade.
  • CPF.
  • Comprovante de residência.

Também pode ser exigida uma declaração escolar de que o aluno está regularmente matriculado, dependendo do processo seletivo.

O ideal é ter todos os documentos à mão ao se candidatar, antes de ser chamado para as seleções.

Por isso, se você ainda não tirou algum documento, se apresse! Providencie logo e não corra o risco de perder oportunidades.

Quais empresas participam do programa Jovem Aprendiz?

Muitas! Tantas, que não daria para enumerar todas aqui. Porque, como vimos, a legislação estabelece que todas as empresas de médio e grande porte participem do programa. Embora, obviamente, nem todas cumpram a lei, ainda.

Porém, dá para citar algumas das principais empresas que contratam aprendizes no Brasil. Veja abaixo quais são e como concorrer às vagas em 2019:

Coca Cola

A Coca Cola tem um programa próprio de aprendizagem e abre novas oportunidades aos jovens a cada ano.

Inscrição Jovem Aprendiz - Coca cola

Desde 2018, é preciso passar pelo programa Coletivo Jovem Coca Cola para concorrer ao Jovem Aprendiz na empresa. Clique aqui e confira as vagas de Jovem Coca Cola.

Itaú

Gigante do setor bancário, o Itaú contrata aproximadamente 200 aprendizes por mês! E a estimativa é que sejam abertas no mínimo 1.700 novas vagas em 2019.

Inscrição Jovem Aprendiz - Itaú

Bradesco

O Bradesco é uma das maiores instituições financeiras do país, com mais de 4.600 agências espalhadas por todas as regiões.

Inscrição Jovem Aprendiz - Bradesco

Para se candidatar a uma vaga de aprendiz no Bradesco, é preciso cadastrar o currículo. Veja as oportunidades disponíveis e o processo de inscrição clicando abaixo.

Caixa Econômica Federal

A Caixa tem um programa próprio chamado Adolescente Aprendiz, voltado a jovens de 15 a 17 anos.

Inscrição Jovem Aprendiz - Caixa

O processos seletivos das vagas são feitos por meio de entidades parceiras. Sendo assim, é necessário se cadastrar primeiro em uma entidade parceira par concorrer.

Correios

O programa Jovem Aprendiz dos Correios ofereceu mais de 4.983 vagas, isso só em 2018! Contudo, a previsão é que novos postos sejam abertos em 2019.

Inscrição Jovem Aprendiz - Correios

Porém, é preciso aguardar o início do período de inscrições, cuja data será divulgada no site dos Correios. Porém, você pode acompanhar tudo sobre a inscrição jovem aprendiz dos Correios aqui.

McDonald’s

Presente em 23 estados no país, o McDonald’s também está entre as principais empresas que contratam aprendizes. Se a ideia é concorrer às vagas em 2019, é preciso fazer a inscrição e cadastrar o currículo no site da empresa.

Inscrição Jovem Aprendiz - Mcdonalds

Esperamos que o artigo tenha esclarecido duas dúvida sobre como fazer a inscrição Jovem Aprendiz 2019. Ademais, não deixe de aproveitar as oportunidades de inscrição no programa.

Aproveite para deixar seu comentário aqui embaixo: em qual empresa você gostaria de trabalhar com aprendiz?

O que achou deste conteúdo/vaga de emprego?

Clique para avaliar!

Publicidade