Publicidade

Quer saber como fazer a inscrição Jovem Aprendiz 2024, para concorrer a centenas de vagas de emprego em 2024?

Então, fique com a gente, pois vamos explicar tudo o que você precisa saber buscando aproveitar essa oportunidade!

Publicidade

Assim, ao ser contratado como aprendiz, você terá um emprego de carteira assinada, com todos os direitos trabalhistas e jornada de trabalho reduzida. Também receberá formação profissional durante a vigência do contrato, que pode ser de até dois anos.

O foco do programa é justamente facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, logo, não é preciso ter experiência para concorrer às vagas.

Acompanhe o artigo e tenha todas as informações sobre como fazer a inscrição Jovem Aprendiz 2024, as regras do programa e instituições participantes!

Inscrição Jovem Aprendiz 2024

Em primeiro lugar, você deve saber que não existe uma inscrição Jovem Aprendiz 2024, que permita concorrer a todas as vagas abertas em 2024.

Então, quem tem interesse em participar do programa e cumpre os pré-requisitos exigidos pode:

  • Conferir as vagas que estão abertas clicando aqui.
  • Fazer a inscrição nos sites das empresas que oferecem oportunidades de Jovem Aprendiz.
  • Entregar o currículo pessoalmente nas empresas.
  • Providenciar a inscrição em instituições que atuam como parceiras das empresas nos processos de contratação de aprendizes ( CIEE e algumas ONGs).

O programa Jovem Aprendiz é baseado na lei 10097/2000 (Lei da Aprendizagem). De acordo com a legislação, todas as empresas de médio e grande porte devem ter em seus quadros de funcionários de 5 a 15% de aprendizes, por estabelecimento.

No próximo tópico já vamos explicar quais os requisitos para ser um aprendiz.

Mas, voltando à questão da lei, cada empresa pode ter um processo seletivo próprio voltado à contratação de aprendizes, desde que respeite as regras gerais do programa.

Requisitos para participar do Jovem Aprendiz 2024

Os pré-requisitos para concorrer a uma vaga de Jovem Aprendiz em 2024 são:

  • Ter entre 14 e 24 anos. Exceto pessoas com deficiência, as quais não existe limite máximo de idade (conforme o decreto 9579/2018).
  • Estar frequentando a escola, caso não tenha terminado o ensino fundamental.

Vale dizer que esses são os únicos pré-requisitos que a lei estabelece. Porém, as empresas podem exigir que o jovem tenha concluído o ensino fundamental ou médio. Em alguns casos, até pessoas que já estão na faculdade podem concorrer às vagas.

Algumas empresas priorizam ainda membros de famílias de baixa renda e estudantes de escolas públicas na hora de contratar aprendizes.

Mas isso não é uma regra geral! Então, se você se encaixa nos requisitos mínimos, fazendo a inscrição, tem chance de conseguir um emprego de Jovem Aprendiz.

Jovem Aprendiz 2024 – Cadastro

Conforme explicamos, não existe um cadastro único do programa Jovem Aprendiz. Porém, você, pode se cadastrar em instituições que têm parcerias com empresas que oferecem vagas desse tipo:

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

O CIEE é uma associação sem fins lucrativos que mantém diferentes programas voltados à inserção de jovens no mercado de trabalho. Entre os quais o Jovem Aprendiz, Aprendiz Legal e estágios.

E como várias empresas que contratam aprendizes mantêm parcerias com essa instituição, vale a pena fazer sua inscrição Jovem Aprendiz 2021.

Espro – Ensino Social Profissionalizante

O Espro é uma organização sem fins lucrativos voltada a jovens em situação de vulnerabilidade social e estudantes de escolas públicas.

Oferece cursos de capacitação gratuitos e possui parcerias com várias empresas que possuem programas de aprendizagem.

ISBET – Instituto Brasileiro Pró-educação, Trabalho e Desenvolvimento

Instituição sem fins lucrativo que faz a integração entre jovens em busca do primeiro emprego e empresas que mantêm programas de aprendizagem.

Os candidatos às vagas de Jovem Aprendiz devem estar cursando ou já terem concluído o ensino médio. Para participar é muito simples, basta acessar o site da ISBET e cadastrar seu currículo para realizar a inscrição.

Documentos necessários

Se você deseja ser contratado como Jovem Aprendiz, os documentos básicos a serem apresentados na empresa são:

  • Carteira de Trabalho.
  • Identidade.
  • CPF.
  • Comprovante de residência.

Também pode ser exigida uma declaração escolar de que o aluno está regularmente matriculado, dependendo do processo seletivo.

O ideal é ter todos os documentos à mão ao se candidatar, antes de ser chamado para as seleções.

Por isso, se você ainda não tirou algum documento, se apresse! Providencie logo e não corra o risco de perder oportunidades.

Quais empresas participam do programa Jovem Aprendiz?

Muitas! Tantas, que não daria para enumerar todas aqui. Porque, como vimos, a legislação estabelece que todas as empresas de médio e grande porte participem do programa. Embora, obviamente, nem todas cumpram a lei, ainda.

Porém, dá para citar algumas das principais empresas que contratam aprendizes no Brasil. Veja abaixo quais são e como concorrer às vagas em 2021:

Coca Cola

A Coca Cola tem um programa próprio de aprendizagem e abre novas oportunidades aos jovens a cada ano.

Inscrição Jovem Aprendiz - Coca cola

Desde 2018, é preciso passar pelo programa Coletivo Jovem Coca Cola para concorrer ao Jovem Aprendiz na empresa. Clique aqui e confira as vagas de Jovem Coca Cola.

Itaú

Gigante do setor bancário, o Itaú contrata aproximadamente 200 aprendizes por mês! E a estimativa é que sejam abertas no mínimo 1.700 novas vagas em 2021.

Inscrição Jovem Aprendiz - Itaú

Bradesco

O Bradesco é uma das maiores instituições financeiras do país, com mais de 4.600 agências espalhadas por todas as regiões.

Inscrição Jovem Aprendiz - Bradesco

Para se candidatar a uma vaga de aprendiz no Bradesco, é preciso cadastrar o currículo. Veja as oportunidades disponíveis e o processo de inscrição clicando abaixo.

Caixa Econômica Federal

A Caixa tem um programa próprio chamado Adolescente Aprendiz, voltado a jovens de 15 a 17 anos.

Inscrição Jovem Aprendiz - Caixa

O processos seletivos das vagas são feitos por meio de entidades parceiras. Sendo assim, é necessário se cadastrar primeiro em uma entidade parceira par concorrer.

Correios

O programa Jovem Aprendiz dos Correios ofereceu mais de 4.983 vagas, isso só em 2018! Contudo, a previsão é que novos postos sejam abertos em 2021.

Inscrição Jovem Aprendiz - Correios

Porém, é preciso aguardar o início do período de inscrições, cuja data será divulgada no site dos Correios. Porém, você pode acompanhar tudo sobre a inscrição jovem aprendiz dos Correios aqui.

McDonald’s

Presente em 23 estados no país, o McDonald’s também está entre as principais empresas que contratam aprendizes. Se a ideia é concorrer às vagas em 2021, é preciso fazer a inscrição e cadastrar o currículo no site da empresa.

Inscrição Jovem Aprendiz - Mcdonalds

Esperamos que o artigo tenha esclarecido duas dúvida sobre como fazer a inscrição Jovem Aprendiz 2024Ademais, não deixe de aproveitar as oportunidades de inscrição no programa.

Aproveite para deixar seu comentário aqui embaixo: em qual empresa você gostaria de trabalhar com aprendiz?

Publicidade

Clique para avaliar!

Compartilhe com seus amigos e familiares: